Outras 56 cidades terão votação hoje
Além de Sorocaba, outras 56 cidades brasileiras, sendo 18 capitais, decidem hoje (29) no segundo turno das eleições municipais quem serão os (as) prefeitos (as) eleitos (as) para o mandato 2021-2024. Em São Paulo, a disputa está entre o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), que tenta a reeleição, e Guilherme Boulos (Psol), com vantagem para o tucano (leia mais na página 9).
No Rio de Janeiro, após um primeiro turno sem muitas surpresas, a reta final da disputa entre o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e o atual, Marcelo Crivella (Republicanos), foi marcada por acusações e fake news. Paes é o favorito, com 36 pontos porcentuais na frente de Crivella (68% a 32%), conforme o Ibope/TV Globo divulgado ontem (28).
Em Porto Alegre, os candidatos Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB) chegam ao dia da eleição após troca de acusações e uma guerra judicial. A pesquisa do Ibope divulgada ontem (28) mostra Manuela com 51% dos votos válidos e Melo com 49%.
Protagonistas de uma sequência de desentendimentos há seis anos, os primos de segundo grau João Campos (PSB), de 27 anos, e Marília Arraes (PT), de 36 -- ambos deputados federais por Pernambuco e herdeiros políticos da família Arraes --, chegam ao segundo turno em situação de empate técnico, em uma das disputas mais acirradas do País. O Ibope mediu que Campos e Marília estão empatados em 50%.
Fortaleza terá um segundo turno nacionalizado, que opõe um candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Capitão Wagner (Pros), contra José Sarto (PDT), que reuniu partidos como DEM, PSDB, PT e PSOL no mesmo grupo. A pesquisa Ibope divulgada ontem (28) mantinha Sarto numa situação confortável, com 61% de votos válidos, contra 39% de Wagner.
Em Goiânia, Maguito Vilela (MDB) aparece na liderança de pesquisa do Ibope, com 59% dos votos válidos, ante 41% de Vanderlan Cardoso (PSD). Vilela está hospitalizado com Covid-19.
O candidato do Podemos a prefeito de São Luís (MA), Eduardo Braide, lidera as intenções de voto do Ibope com 50%. Seu adversário, o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), teve 42% das respostas.
Belém chega ao segundo turno com os candidatos em empate técnico. Edmilson Rodrigues, do Psol, prega o diálogo aberto com todas as classes e faz uma campanha com ideais de esquerda. O delegado Eguchi, do Patriota, defende a família tradicional e está alinhado às frentes conservadoras. Edmilson tem 45% das intenções de voto, ante 43% de Eguchi.
Em Teresina, Dr. Pessoa (MDB) tem 55% das intenções, contra 30% de Kleber Montezuma (PSDB). Em Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, do PSB, aparece com 57% dos votos válidos e Alfredo Gaspar, do (MDB), 43%. São Luís do Maranhão tem vantagem para o deputado federal Eduardo Braide (Podemos), com 54%, contra o deputado estadual Duarte Junior (Republicanos), com 46%. (Estadão Conteúdo)