Poupatempo terá reabertura parcial e gradual a partir de 19 de agosto

Por

Crédito da foto: Sérgio Andrade / Governo Estado de São Paulo (23/10/2009)

Crédito da foto: Sérgio Andrade / Governo Estado de São Paulo (23/10/2009)

Oito unidades do Poupatempo começarão a retomada dos atendimentos presenciais a partir da próxima quarta-feira (19) em municípios das fases amarela e laranja do Plano São Paulo. Nesse primeiro processo de reabertura, a cidade de Sorocaba não consta na lista.

A retomada é gradual e ocorre paralelamente à expansão da rede, Os serviços passarão progressivamente a ser ofertados também em unidades do Detran.

Fachada da unidade do Poupatempo em Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (29/5/2020)

Na reabertura, as unidades oferecerão apenas os serviços de primeira emissão de CNH e expedição de RG. Os primeiros postos a serem reabertos são: Sé e Itaquera, em São Paulo; São Bernardo do Campo, Mauá e Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana; Santos e Guarujá, na Baixada Santista, e Bauru, no interior. O cronograma de retomada será semanal, até 28 de outubro.

Segundo o vice-governador, Rodrigo Garcia, as unidades irão "respeitar todos os protocolos sanitários" durante a reabertura, anunciada em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12) no Palácio dos Bandeirantes. Elas funcionarão com até 30% da capacidade. Hoje, apenas as regiões de Franca e Registro não estão nas fases laranja e amarela do plano de retomada econômica.

Detran

Com a incorporação dos Detrans, que será gradual até 2022, o Poupatempo passará de 75 para 340 unidades no Estado. As unidades manterão todos os serviços do departamento de trânsito, totalizando 133 tipos diferentes.

Com a mudança, novos municípios terão acesso até ao atendimento pelo celular, chamado de Poupatempo Digital. Os atendimentos para emissão da primeira via do RG e a renovação da CNH continuarão a ser exclusivamente presenciais. (Da Redação e Estadão Conteúdo)