É sempre boa a discussão sobre o futuro das novelas
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Esse momento da teledramaturgia, com os cuidados e improvisações colocados em prática, também tem provocado um debate dos mais interessantes entre os profissionais da área, preocupados com a preservação e até mesmo o futuro das novelas.
Edson Spinello, diretor, com extensa ficha de serviços prestados, entende que a colocação de muitos personagens foi uma opção criada pelos autores para testar histórias que davam mais audiência, e a partir disso desenvolver o que dava certo. São inúmeros os exemplos de personagens secundários que acabaram ganhando importância. Assim como o número maior de capítulos foi uma imposição das TVs para aliviar os custos de produção.
De fato, isso só veio a se modificar mais recentemente, até por não ser mais possível continuar pensando e agindo da mesma maneira.
O caminho das séries, entende Spinello, é uma opção natural, “única e exclusivamente porque a plateia mudou, os espectadores precisam estar em uma espécie de montanha-russa constante para manter a atenção e não mudar de canal”.
E é interessante verificar os diferentes rumos que essa discussão vem tomando, deixando como certeza que, quando a pandemia passar, serão altamente benéficas as atuais transformações.
Vai indo
Estão bem acelerados os trabalhos do “Game of Clones”, com apresentação de Sabrina Sato e provável exibição em outubro na Record. Três dos dez episódios previstos já foram gravados.
Plantão cozinha
A Band está em vias de fechar a contratação de Edu Guedes para estrear ainda em outubro. Culinária sempre foi um produto essencial na sua grade de programação. No começo de tudo com Ofélia, depois Daniel Bork, já conta com Dalton Rangel e agora virá o Edu.
Promessa
Membros da alta direção da Band, animados, estão prometendo para outubro uma grande virada na programação da emissora. E que providências nesse sentido já estão sendo tomadas. Asseguram que serão grandes as surpresas.
DiCaprio
O canal History 2 estreia em toda a América Latina, neste sábado, “Pioneiros do Velho Oeste”, uma minissérie com produção executiva de Leonardo DiCaprio, em quatro episódios. Em formato de documentário, conta histórias dos pioneiros icônicos que viviam na grande fronteira, na época anterior à Guerra Civil dos Estados Unidos, enquanto avançavam por terras inexploradas.
Realismo
Em relação aos dois episódios especiais de “Sob Pressão”, com o subtítulo “Plantão Covid”, a Globo irá exibir nos dias 6 e 13 de outubro. Para se chegar ao necessário realismo, além de outras iniciativas, foi construído um hospital de campanha na cidade cenográfica.
Últimas providências
Durante todo esse sábado, tanto os titulares como os reservas da “Fazenda 12” vão passar por uma nova bateria de exames médicos e laboratoriais. Amanhã, domingo, e aí só os 20 principais, serão transferidos dos hotéis, onde estão hospedados, para a sede do programa e cercados de todas as medidas de segurança possíveis.