Flávio Ricco: Falar e entender a audiência não é tão simples como parece
A leitura de audiência na televisão, por meio de relatórios fornecidos pelo Kantar/Ibope, não foi feita para qualquer um ler e entender. Requer um mínimo de preparo. Ficar apenas na frieza dos números, não revela, como nunca revelou, verdade nenhuma. Isso é coisa de amador. A avaliação é sempre mais abrangente, porque são vários e bem importantes os fatores em jogo. Tem a questão do horário, assim como o que vem antes ou vai entrar depois, o número de breaks, entre tantos outros. Inclusive a temperatura, se está calor ou frio, chovendo ou não. E isso sem considerar o período, o momento da exibição. Final de ano, as festas ou férias escolares, por exemplo, sempre exercem uma influência muito grande no número de ligados. Na verdade, trata-se de algo mais complexo. E tem muita gente boa que não sabe. Daí as tantas besteiras que se lê e se ouve.
Toda a diferença
No negócio TV, se há produtos que mais unem todas as camadas de telespectadores, eles são o jornalismo, o esporte e o bom entretenimento. Para algumas emissoras, essa ficha já caiu faz tempo. Outras, com dificuldades de enxergar, insistem no apelativo ou baixo nível. As diferenças se observam no Ibope, faturamento, etc.
Mudança
Em comunicado assinado por Johnny Saad, foi informado que Magali Leite decidiu se afastar da vice-presidência de Finanças e Administração do Grupo Bandeirantes. Temporariamente, André Aguera, VP Executivo, acumulará a função.
Ficou para hoje
Com o cancelamento da exibição do programa no sábado passado, por causa dos acontecimentos em Brumadinho, o “Tá brincando” volta ao ar hoje, faixa das 3h da tarde, na Globo. Participações da Hortência, do mesatenista Emiko, o fisiculturista Roberto Carvalho, do jogador de sinuca Rui Chapéu e do ex-pugilista Servílio de Oliveira.
Assunto encerrado
Ninguém, na Band, trabalha mais com a possibilidade de um acerto com a Disney. Hoje, inclusive, os desenhos de programação planejados passam bem distantes dela.
Carnaval
A TV Cultura já tem tudo acertado para a transmissão do Carnaval no Recife. As outras praças como São Paulo e Rio, irão merecer cobertura do seu departamento de jornalismo.
Talentos
A dramaturgia da Globo pretende abrir espaços muitos maiores para o lançamento de novos atores. E, isto, na medida do possível, irá acontecer em todos os seus próximos trabalhos. Aliás, existem dois valores escolhidos para “Malhação”, nomes não divulgados, mas já considerados verdadeiros achados.
Um sacrifício
A propósito de novelas e de suas gravações, tanto Globo quanto Record, no Rio, têm procurado usar de maior parcimônia na marcação de externas. O calor tem judiado demais. No caso das duas, só o indispensável está saindo do estúdio ou para cidade cenográfica.
Está mexendo
De volta das férias, Fábio Porchat está começando a mexer com o seu novo programa no GNT. Tem conversado bastante, mas ainda sem definir como tudo funcionará. A estreia não será tão imediatamente. Deve acontecer só no segundo semestre do ano.
Edição especial
Neste domingo, a partir das 17h30, o “Repórter eco”(TV Cultura) vai exibir uma edição especial sobre a tragédia de Brumadinho (MG). Trabalho do repórter Rodrigo Piscitelli e de emissoras parceiras da Cultura.
Em alta
Em seu quarto trabalho na Globo, agora como a Larissa de “Verão 90”, Marina Moschen ganha espaço na emissora. Na novela das sete, terá o mesmo destaque dos protagonistas. Aliás, em “Deus salve o rei”, nos últimos meses, ela quase tomou conta da novela.