O fim do “Conexão Repórter” leva SBT a repetir erro do passado

Por

Crédito da foto: Divulgação

Crédito da foto: Divulgação

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

O SBT vai acabar com o “Conexão Repórter” porque não fatura -- essa é a justificativa, depois de 11 anos de exibição. Mas sem surpresas. É só mais uma história que se repete. Em 2003, a produção do “SBT Repórter” foi paralisada e toda a sua equipe dispensada, sob a mesma alegação. O programa, assim como aconteceu com o Cabrini agora, repercutia, tinha audiência, patrocinadores e intervalos cheios, mas foi tirado do ar porque “a conta não fechava”.

E é por aí que entram algumas questões.

Se um programa, lá atrás, com as mesmas características, foi extinto devido ao fato de não atingir o faturamento que a emissora esperava, por que, então, resolveram criar um outro?

Afinal, guardadas várias questões, inclusive a do tempo, fim de um e a vinda do outro, são produtos absolutamente similares.

O “Conexão Repórter”, em seu período de exibição e como prova de reconhecimento, foi premiado em várias ocasiões e sempre produziu um jornalismo de qualidade, essencial como foi demonstrado neste período de pandemia. Só podemos lamentar.

Conta de padaria

A mensagem que iniciativas como essa, a de acabar com o “Conexão Repórter”, passam ao mercado e aos seus próprios telespectadores, é de um SBT desinteressado. Que em vez de priorizar uma TV de qualidade, tornou-se refém de suas desenhadas planilhas de custo.

De qualquer forma

Cabrini vai sair do SBT pela mesma porta que entrou. Sem ressentimento das partes. Aliás, o SBT, no caso dele, deve soltar um comunicado, agradecendo os serviços prestados. O mesmo não se pensa em fazer com relação a Rachel Sheherazade.

Programação

O SporTV antecipou de amanhã, sábado, para a noite de hoje, a exibição do “Pequeno Grande Círculo”, com apresentação do Milton Leite. O entrevistado é o jogador D’Alessandro, do Inter de Porto Alegre. No ar após o “Linha de Passes”.

Hipóteses

A Globo ainda não tem definido o que fazer com o “Zorra” no ano que vem. Há uma grande chance de virar formato de temporada. De qualquer forma, é certo que este espaço dos sábados, após a chamada “novela 3”, com “Zorra” ou sem “Zorra”, continuará sendo ocupado por programas de humor.

Confirmado

Apesar de um certo silêncio, o SBT está confirmando a realização do Teleton entre os dias 6 e 7 de novembro. Pouco ao vivo e muito material gravado, mas com 24 horas direto de programa. Eliana e Daniel na abertura.

Detalhe

Sobre o “Canta Comigo -- Especial All Stars”, da Xuxa, as gravações estão confirmadas para a próxima segunda-feira, nos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo. Ainda hoje será conhecido o grupo de jurados.