Padaria do Gonçalo faz 100 anos

De 1922 a 2022: cem anos e milhares de virtuosas relações com Sorocaba

Por

Linha do tempo ilustra as paredes da Padaria do Gonçalo.

Nestes cem anos de Padaria do Gonçalo há muito o que comemorar, principalmente os relacionamentos que permitiram a sua longevidade, a começar pelas amizades entre seus proprietários.

Talvez você não saiba, mas a Padaria do Gonçalo já está na terceira sucessão de famílias proprietárias. Em 1922, seu fundador, o Gonçalo, montou o negócio e idealizou uma homenagem às suas origens, denominando o estabelecimento como “Padaria Hispano Americana”. Construiu o mais tradicional forno à lenha existente da cidade. Sem esse equipamento, seria impossível chegar às características tão apreciadas dos pães, o que garante a boa fama até os dias de hoje. Em 1962, o casal Cláudio e Edith Haro adquiriu o estabelecimento e o manteve em funcionamento por mais cinquenta anos, fazendo perpetuar o nome do amigo e fundador como, de fato, era conhecida a Padaria: a Padaria do Gonçalo. Novos amigos formariam a sua freguesia, entre eles mais um apaixonado pelo negócio: um garotinho muito querido que não saia de dentro da padaria, o Renato. O garotinho cresceu, foi estudar na capital, voltou e se tornou, em 2012, o atual proprietário. Honrando seus antecessores, ele publicou uma linha do tempo nas paredes da loja, com relatos dessa bela história ilustrados com fotos de época. Vale a visita!

Nogueira, 261

As três gerações de proprietários da Padaria do Gonçalo têm uma característica em comum: a paixão pelo ponto, o número 261 da avenida Coronel Nogueira Padilha, a longa e antiga Rua dos Morros. Localizada no bairro da Vila Hortência, região do Além Ponte, a avenida sofreu várias transformações nos últimos cem anos. Talvez a mais evidente seja a mudança da majoritária presença de residências que deu lugar a estabelecimentos comerciais, configurando a avenida em um importante corredor comercial da cidade. Ainda assim, alguns pontos tradicionais permanecem, a exemplo da Padaria do Gonçalo, que José Renato Nóbrega, o atual proprietário faz questão de preservar. Elementos muito característicos do prédio estão presentes até hoje: a estrutura da fachada, as portas externas, a porta-balcão em madeira com vitrais interna, além do centenário forno à lenha.

Conexões afetivas do entorno

A poucos quarteirões da Padaria do Gonçalo está localizado o Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”. Ele foi e continua sendo o lugar de treinamento e de competições das maiores equipes esportivas de Sorocaba, além uma importante base de apoio a projetos sociais que encontram no esporte uma via de inclusão de centenas de crianças, das mais diversas origens da cidade. Entre eles, o ginásio acolhe a Liga de Basquete Sorocabana e a Associação Classic Sports. E a Padaria do Gonçalo também!

Para o presidente e técnico da Liga Sorocabana de Basquete desde 2000, Rinaldo Rodrigues, “A Padaria do Gonçalo foi o começo para nós. E as primeiras pessoas que nos abrem as portas é que a gente tem que dar valor. Ela conseguiu os pães para os atletas, o café da manhã. O Renato é alguém muito esportista, que ama basquete, ama a LSB, ama o São Bento, então temos ele como um amigo também.” E completa: “100 anos é uma vida! Sabemos do Pão d’Água! Pra nós é uma satisfação muito grande comemorar um marco histórico da nossa cidade!”

Com seu time profissional de 15 atletas, a LSB defende Sorocaba em campeonatos nacionais e internacionais. Ela também mantém duas categorias de base (de 14 a 16 anos; e as escolinhas de 6 a 17 anos), além de realizar projetos sociais nas escolas, somando 200 crianças atendidas. Dessa forma, a Liga atua em competições e no ensino do esporte para Sorocaba e região. Está vinculada à Federação Paulista de Basquete, à Confederação Brasileira de Basquete e na Federação Internacional de Basquete.

João Henrique Ribeiro Santos é técnico da equipe de basquete da Associação Classic Sports, desde 2016. O projeto com o nome “Sorocaba Basquete” atende 150 atletas de formação, iniciantes, com idades entre 8 e 17 anos, além de 40 atletas de rendimento, na faixa etária de 14 a 19 anos, que disputam campeonatos e representam Sorocaba. Nesta temporada competem no Campeonato Paulista do Interior, na Liga Desportiva Paulista e no Sul-Americano. Neste último enfrentam importantes equipes, como a do Basquete Tricolor e do Minas Tênis Clube. “Agradecemos o apoio da Padaria do Gonçalo que supre a necessidade de alimentação de muitos meninos que não teriam como participar do projeto sem esse apoio”, afirma João Henrique.

Amiga do Bentão desde 1992

Um outro vínculo no esporte é com o Esporte Clube São Bento, pouco mais longevo, pois foi fundado em 1913. A Padaria do Gonçalo orgulha-se de torcer pelo time desde sempre. E com a atual gestão se tornou a primeira padaria parceira do São Bento.

Almir Laurindo, presidente do Esporte Clube São Bento, reconhece a importância desse relacionamento para o esporte. “A gente agradece muito à Padaria do Gonçalo que participa de coração da história do São Bento. É uma parceria mútua, por amor à cidade e pelo time.” Segundo Almir, foi com parcerias assim que o São Bento subiu à primeira divisão do Paulistão em abril e conseguiu reunir recursos para a sua campanha atual. “Agora buscamos uma participação no Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil, disputando a primeira fase da Copa Paulista, com os times da chave regional: o XV de Piracicaba, o Esporte Clube Primavera de Indaiatuba, o Desportivo Brasil de Porto Feliz, o Esporte Clube Lemense da cidade de Leme e o Rio Claro Futebol Clube. Se chegar até a final, serão 18 jogos disputados”, informa Almir.

Reconhecimento público

Em homenagem ao seu centenário, a Padaria do Gonçalo foi agraciada com os votos da Câmara Municipal de Sorocaba no dia 30 de junho. Receberam as homenagens José Renato Nóbrega, sua esposa, Thalita Galon, e o pequeno Benjamin, filho do casal.

“Com muita alegria entrego os votos de congratulações pelo centenário da Padaria do Gonçalo, criadora do tradicional Pão d’ Água, localizada em um dos maiores corredores comerciais da cidade em um ambiente aconchegante e de altíssima qualidade”, declarou o vereador Fábio Simoa.

Para Renato, “Todas essas demonstrações de reconhecimento e amizade que recebemos são valiosíssimas. A padaria vive se sua vizinhança, das pessoas que a frequentam, da confiança no pão que levam para a casa. E nós só temos a agradecer”.

Especialidades

O maior destaque da Padaria do Gonçalo nesses cem anos sempre foi o Pão D’Água, feito com fermentação natural, água, farinha e sal. É assado no forno à lenha, o que lhe confere o miolo macio e uma rústica e bela aparência. Pode também ser degustado na loja, passado na chapa com manteiga ou num delicioso lanche com frios.

Outros sucessos são o Pão de Torresmo e o Pão de Cebola. Entre os pães doces, as preferências da clientela são a Fatia Húngara e a Broa de Fubá. Todos assados no forno à lenha.

A confeitaria permanece produzindo o clássico Pudim de Padaria, de textura cremosa e estruturada com calda caramelizada. E a tradição segue lado a lado com as inovações, como as novas bombas recheadas, entre elas a Bomba Banoff, de banana com creme.

Funcionamento

A Padaria do Gonçalo está aberta diariamente, das 7h às 19h, com fornadas às 7h e às 13h. Encomendas para coffee breaks e eventos podem ser feitas pelo Whatsapp (15) 3357-4000.
Siga a Padaria do Gonçalo no Instagram e no Facebook.