Ofebas, 56 anos de história, tradição e acolhimento às famílias
Fundada em 23 de novembro de 1966, a organização vem evoluindo no campo social
Ao ouvir a palavra Ofebas, provavelmente a primeira coisa que venha a mente seja a assistência funerária. Porém, ela é muito mais do que isso. Fundada em 23 de novembro de 1966, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba, assim como a sociedade, vem evoluindo no aspecto social. Hoje, a organização, que é sem fins lucrativos, tem diversos projetos que auxiliam tanto a família enlutada quanto outras entidades dos municípios de Sorocaba e Votorantim.
“Ao longo dos anos, houve um crescimento muito grande na Ofebas de modo geral. Mas, apesar disso, ainda são poucos os que conhecem o real significado da organização e o quanto ela impacta de forma positiva na sociedade”, pontua o presidente da diretoria executiva, Agostinho Moreira de Pinho.
Com o passar do tempo e as transformações sociais, a Ofebas tornou-se uma grande organização de assistência funerária e familiar, prestando serviços sociais e contando com a participação de centenas de sorocabanos, membros da instituidora que, conscientemente, cumprem a sua missão, visão e valores baseados em acolhimento, empatia, transparência, comprometimento e responsabilidade social.
“A melhoria que conquistamos foi absurda. É um longo trabalho que vem desde lá atrás, tijolinho por tijolinho. Estamos contentes com o nosso cenário, mas pretendemos melhorar e expandir cada vez mais. Temos muito pela frente”, comenta Francisco Carlos Morales, presidente do conselho deliberativo da organização.
Continuar a Viver
Em conformidade com o propósito da organização, uma das iniciativas é o Projeto “Continuar a Viver”, que tem como objetivo prestar apoio e assistência às famílias enlutadas em vulnerabilidade. Além de oferecer a assistência funerária de forma gratuita (por meio da análise socioeconômica), o serviço social, conduzido pela assistente social Christiane Moura, visa orientação e garantia de direitos, com encaminhamentos para redes de serviço pública e privada, com direcionamento para vagas de emprego, emissão de documentos etc. Na própria organização também há o atendimento psicológico para o acolhimento das famílias enlutadas.
O “Continuar a Viver” recebeu, em 2021, o reconhecimento do Selo Social, uma certificação concedida aos serviços que demonstram compromisso social, atuando para a melhoria da qualidade de vida da sociedade e desenvolvimento sustentável. A certificação da Ofebas foi voltada ao compromisso com três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo eles Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem-Estar e Redução das Desigualdades.
“Enquanto serviço social, um diferencial da Ofebas é ter um departamento específico para o acolhimento das famílias enlutadas e, o principal de tudo, fazer com que elas possam ter seus direitos garantidos após a perda de um ente querido”, ressalta a assistente social da instituição, Christiane Moura.
Assessoramento Técnico e Financeiro
Assessoramento Técnico e Financeiro é outro projeto desenvolvido pela organização. Ele tem como proposta fortalecer e qualificar as entidades e as organizações quanto ao planejamento, captação de recursos, gestão, monitoramento, avaliação, oferta e execução dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais em sua atuação na defesa e garantia de direitos. Essa capacitação voltada à atuação do terceiro setor acontece anualmente. Após a realização dos encontros, três entidades têm seus projetos escolhidos, por meio de uma comissão técnica, para um aporte financeiro de R$5 mil cada para que possam colocá-los em prática.
A Associação Nova Geração (ANG), de Sorocaba, que presta serviço de caráter social em distintas áreas da sociedade, como meio ambiente, saúde, combate às drogas etc. para famílias em vulnerabilidade, é uma das instituições que participaram do Assessoramento Técnico 2022. Para a presidente da ANG, Liliane Cristine da Cruz Oliveira, as semanas que vivenciou durante a capacitação algo indescritível. “Fui em todas as aulas e tudo o que aprendi será usado como base para organizar, legalizar e saber como funciona corretamente uma instituição. Apesar do trabalho lindo que fazemos, faltava essa parte mais burocrática mesmo”, pontua Liliane. “A Ofebas foi uma das coisas mais importantes e relevantes que apareceram na minha vida como um todo”, complementa.
Acolhimento e empatia
O mercado funerário vem passando por um período de modernização e, antes mesmo dessa transformação, a Ofebas já tinha consciência da importância que um bom atendimento tem. Por isso, todos que trabalham na organização têm qualificação e treinamento constante para oferecer sempre o melhor. Além disso, os próprios funcionários são engajados com as pautas sociais que a organização possui. “Aqui, conseguimos criar conexão com a vida das pessoas. E isso faz diferença no momento delicado que estão passando com a perda do ente querido. Além do atendimento à família enlutada, os colaboradores são engajados na parte social para que todas as ações possam acontecer”, explica a gerente geral, Patrícia Peixoto.
Entre os feedbacks que a instituição recebe, está o da Rosana Patrícia Gomes, que evidencia o quanto o atendimento fez a diferença no momento de dor. “O atendimento de todos foi muito bom. Foram super solidários e me mostraram empatia em um momento em que estávamos sem chão. Minha madrasta teve um velório digno e nós, da família, fomos muito bem acolhidos por todos os funcionários, em especial a assistente social Christiane que não mediu esforços para me ajudar com toda a parte burocrática”, analisa a autônoma.
Mais que uma assistência funerária
Para quem é associado da organização, além de ter acesso à assistência funerária, também tem direito a benefícios em vida em diversos estabelecimentos parceiros (da área de saúde, educação, lazer, pet etc.) e a seguro de vida. Também são disponibilizadas locações de bengalas, muletas, cadeira de rodas e de banho e camas hospitalares com o pagamento de uma pequena taxa de manutenção.
Outro benefício é o acesso ao “Clube de Descontos”, uma plataforma on-line com descontos e parcerias exclusivas em diversos estabelecimentos e sem a necessidade de acumular pontos. Entre as vantagens estão cupons de desconto de até 60% em diversos serviços disponibilizados por uma rede com mais de 200 parceiros (nacionais e locais); campanhas promocionais mensais; sorteios bimestrais e conteúdos gratuitos.
Para conhecer mais sobre o clube de benefícios e seus parceiros, basta acessar o link clubededescontos.ofebas.org.br.
A organização oferece três tipos de planos de assistência familiar funerária. O Plano Pró Life conta com serviço de cremação para até oito pessoas, sem limite de idade. O Plano Pró 10 tem serviço de velório incluso para até 10 pessoas e também sem limite de idade. Já o Plano Pró 10+ conta com serviço de velório e cremação para até 10 pessoas e também sem limite de idade.
Ação mais que especial
De maneira a ajudar uma entidade e trocar o bem pelo bem, em comemoração ao mês de aniversário, a Ofebas está com uma campanha especial: o pagamento do valor de adesão aos novos planos são 12 unidades de leite (caixa completa) para novos associados. A campanha acontece entre os dias 14 e 30 de novembro. A arrecadação será destinada ao Hospital Gpaci e a Apae’s de Sorocaba e Votorantim.
Para mais informações, basta entrar em contato com qualquer uma das unidades da Ofebas. Em Sorocaba, a unidade fica na Rua Braz Cubas, 61 Jardim Santa Rosália. Já a de Votorantim está localizada na Rua Antônio Fernandes, 135 Centro.
Fazer parte dos associados é contribuir para que a organização possa manter as ações sociais acontecendo. (Thaís Marcolino)