Ofebas convida entidades assistenciais para encontro gratuito na Câmara Municipal no dia 14
Encontro vai abordar sobre Assessoramento Técnico 2023, motivação, liderança e importância do Selo Social. Inscrições devem ser realizadas pelo site da Ofebas
A Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) realiza um encontro com entidades assistenciais de Sorocaba e Votorantim para divulgar o Assessoramento Técnico 2023 capacitação oferecida ao terceiro setor de forma gratuita. Na ocasião, também terá palestras abordando motivação, liderança e a importância do Selo Social. O evento será na Câmara Municipal, no dia 14 de junho, a partir das 15h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site da organização (bit.ly/3qwGjG2).
‘Pensamos nesse evento porque, quando capacitamos as entidades, elas ficam mais qualificadas para atender seu público cada vez melhor em todos os aspectos. Por isso, além de divulgar, convidamos profissionais que possam somar no encontro para dar orientações e instigar os gestores das organizações‘, explica a gerente geral da Ofebas, Patrícia Peixoto.
Os temas motivação e liderança dos gestores no terceiro setor serão trabalhados pelo professor e antropólogo Luiz Marins. Ele também é consultor de empresas no Brasil e exterior. Marins é considerado empresário de sucesso nos ramos de agronegócio, educação, comunicação e marketing.
Por sua vez, para tratar o assunto da importância do Selo Social, o convidado é o jornalista Fernando Assanti. Ele é responsável pela abertura de mercado e captação de recursos no Instituto Selo Social organização da sociedade civil com atuação nacional.
A Ofebas já conquistou a certificação do Selo Social por dois anos consecutivos, com os projetos do Assessoramento Técnico e do Continuar a Viver (voltado à garantia de direitos das famílias de baixa renda). A certificação tem o propósito de reconhecer e valorizar os serviços que demonstram compromisso social e estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
‘Queremos agradecer a todos que atuam na Câmara por terem nos cedido o espaço e entrado conosco na ação. Essa é uma oportunidade de ampliarmos a divulgação dos nossos projetos para que mais pessoas se beneficiem‘, finaliza Patrícia.
Assessoramento Técnico
O projeto do Assessoramento Técnico e Financeiro da Ofebas tem a proposta de fortalecer e qualificar as entidades e as organizações quanto ao planejamento, captação de recursos, gestão, monitoramento, avaliação, oferta e execução dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais em sua atuação na defesa e garantia de direitos.
Essa capacitação é voltada à atuação do terceiro setor e acontece anualmente de forma gratuita. Após a realização dos encontros, três entidades têm seus projetos escolhidos (por meio de uma comissão técnica) para um aporte financeiro para que possam colocá-los em prática.
Neste ano, visando às mudanças e atualizações naturais quanto aos assuntos debatidos na sociedade, o assessoramento trará temas novos, como primeiros socorros psicológicos, direitos humanos, importância das mídias digitais, rede de apoio municipal, entre outros. ‘Um dos temas que é de extrema valia às Organizações é ’Conhecendo a rede de Apoio’, no qual convidamos uma representante da Secretaria da Cidadania para explicar a todos o funcionamento e os aparelhos de que a Secretaria dispõe, como CRAS, CREAS e CRI‘, afirma a assistente social da Ofebas, Danila de Oliveira.
O assessoramento vai acontecer entre os meses de agosto e outubro no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba. A abertura das inscrições será anunciada em breve, assim como o cronograma da capacitação.
Outras iniciativas e projetos
Além do Assessoramento Técnico, outro projeto social da Ofebas é o Continua a Viver, que tem como objetivo prestar apoio e assistência às famílias enlutadas em vulnerabilidade. Além de oferecer a assistência funerária de forma gratuita (por meio da análise socioeconômica), o serviço social visa à orientação e garantia de direitos, com encaminhamentos para redes de serviço pública e privada, com direcionamento para vagas de emprego, emissão de documentos, entre outros serviços. Na própria organização também há o atendimento psicológico para o acolhimento das famílias enlutadas que passam pelo Continuar a Viver.
Campanha do Agasalho
Com a chegada das estações mais frias do ano, a organização está arrecadando casacos, meias, sapatos fechados, blusas de frio, cobertores, edredons, entre outros itens em bom estado para a Campanha do Agasalho 2023. A doação será destinada às instituições sociais e pessoas em vulnerabilidade social. Os itens podem ser deixados nas unidades Sorocaba e Votorantim, no Jardim Santa Rosália e Centro, respectivamente. Mais informações, pelo Whatsapp (15) 99849-2146 ou pelas redes sociais @ofebasocial. (Thaís Marcolino)