Conheça os benefícios oferecidos pelos planos de assistência familiar e funerária
Mais do que proporcionar cerimônias de despedida ao ente querido, os planos também oferecem assistência pet e descontos em áreas de saúde, educação, comércio e lazer
Segurança, acolhimento e economia. Essas palavras resumem a importância de se ter um plano de assistência familiar e funerária. Os planos não apenas oferecem cerimônias de despedida ao ente querido como também incluem vantagens e benefícios para serem usados em diversos momentos da vida, como descontos em estabelecimentos parceiros da área da saúde, pet, educação, cultura, lazer e comércio geral.
“A rede de parcerias dos planos de assistência familiar e funerária gera economia aos associados de várias formas. Uma consulta médica particular, por exemplo, que dependendo da especialidade está em média de uns R$ 400,00 pode custar muito menos da metade desse valor. Por meio do Clube de Descontos, cursos com certificados podem ser realizados de forma totalmente gratuita”, exemplifica a gerente geral da Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas).
A gerente geral também menciona outros benefícios como assistência residencial, manutenção elétrica, hidráulica e chaveiro. No caso, se o associado perder ou quebrar a chave na fechadura, por exemplo, ele pode acionar o seguro e ter uma parte da mão de obra custeada; dependendo do valor, o seguro pode até cobrir integralmente o serviço. “E como os pets são integrantes da nossa família, os benefícios se estendem a eles. Inclusive, no caso de falecimento, a assistência pet pode ser acionada para organizar a cerimônia de despedida ou a cremação dele, se for a vontade do tutor”.
Acolhimento no momento mais difícil
Pensar previamente sobre a partida de um ente querido gera incômodo, porém, prevenir-se e ir em busca de um plano de confiança pode ser a ajuda e o suporte necessários no momento difícil. “Nós nunca estamos preparados para perder alguém. E quando isso acontece, ficamos totalmente desnorteados e sem saber o que fazer. Por isso é tão importante ter uma equipe pronta e capacitada para nos acolher no momento mais difícil”, enfatiza Patrícia.
Quem usa o serviço aprova. A Bruna Troiano se associou à Ofebas há um ano. Em fevereiro deste ano, vivenciou a perda de seu tio e na ocasião, através da assinatura da tia, pôde verificar como funcionam os trâmites e o atendimento na organização. “O atendimento na Ofebas foi impecável, rápido, sem burocracias; tudo resolvido por eles. A agilidade em nos atender e, principalmente, o acolhimento oferecido foram fundamentais naquele momento de dor”, pontua.
A confeiteira acredita ainda que as pessoas devem sim ter um plano de assistência funerária. “A gente nunca está preparado para perder alguém. Já é difícil lidar com ela, com susto quando se perde alguém de repente, e ter que sair em busca de um plano de última hora só gera mais desconforto e dor”, complementa.
Ações sociais
Por ser sem fins lucrativos, a renda gerada na Ofebas é investida e revertida em ações sociais. Em todo ano passado, por exemplo, foram R$ 800 mil retornando para a sociedade. Entre o trabalho realizado está o apoio em projetos de organizações sociais, assim como a participação em campanhas nacionais e sazonais.
Recentemente, a organização doou mais de quatro mil litros de leite a APAE Sorocaba, APAE Votorantim e Pastoral do Menor; direcionou 70 cobertores para a Casa Transitória André Luiz e SOS (Serviço de Obras Sociais) por meio da campanha do agasalho; e realiza a coleta de tampinhas plásticas para ajudar a ONG Patas que Salvam a cuidar dos animais vítimas de maus tratos acolhidos pela instituição. Além das campanhas, há os projetos sociais desenvolvidos pela organização, como o “Continuar a Viver”, voltado à garantia de direitos das famílias enlutadas, e o Assessoramento Técnico, capacitação direcionada ao terceiro setor. Para saber mais sobre eles, acesse o site e as redes sociais @ofebassocial.
Apae Run Ofebas 2023
A organização participa da 2° edição da Corrida “Apae Run Ofebas 2023”, a ser realizada no dia 3 de setembro. O trajeto será no entorno do centro histórico de Sorocaba. As modalidades são de 3, 5 e 10 quilômetros. Toda a renda será revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). As inscrições já estão abertas. Para saber o valor e outros detalhes, basta acessar https://bit.ly/3KkfDQ3.
Encontro de luto parental
Com objetivo de abordar e compartilhar histórias, vivências e oferecer acolhimento aos enlutados, a organização funerária realiza, pela primeira vez, o encontro online “Apoio ao Luto Parental”. Mediado pela psicóloga da Ofebas, Ana Laura Costa dos Anjos (CRP 06/179479), a reunião via Google Meet ocorre no dia 24 de julho, a partir das 19h. Para participar é necessário se inscrever pelo link: https://bit.ly/46MAxAC. Este projeto trará encontros online mensais com públicos diferentes. Mais informações também podem ser obtidas nas redes sociais da Ofebas. (Thaís Marcolino)