Peça infantil "Trânsito do Bem e o Apito Mágico" abordou segurança no trânsito e cidadania
As apresentações aconteceram entre os dias 17 e 29 de agosto em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz
A peça “Trânsito do Bem e o Apito Mágico” foi apresentada entre os dias 17 e 29 de agosto, em 8 escolas públicas de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz (SP), que abordou temas sobre segurança no trânsito, sinalização, respeito ao próximo, inclusão social e cidadania.
A peça contou a história de Jorge Pardal, um guarda de trânsito que cuida do principal cruzamento da sua cidade. Um dia, JP, como é conhecido, tem um ataque nervoso e desmaia por causa dos erros cometidos pelas pessoas que passam por ali. Nesse momento, ele se torna amigo da pomba Columba e, juntos, eles conseguem ensinar a todos que no trânsito deve haver respeito, amor e paz.
Durante a peça, as crianças foram convidadas a subir no palco para participar das atividades ao lado dos atores. Além da peça, foram distribuídas cartilhas informativas sobre a segurança no trânsito. Em Sorocaba, o projeto contemplou 1540 crianças, em Indaiatuba, contemplou 1486 crianças e, em Porto Feliz, contemplou 1150 crianças.
Através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Trânsito do Bem e o Apito Mágico” tem a produção da Clauvi Produções e apoio da Incentivar e da Sancell., com patrocínio da Toyota e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Otacílio do Nascimento, gerente de Comunicação Corporativa da Toyota do Brasil, destaca a importância dessa iniciativa.
Algumas fotos registradas na ação podem ser visualizadas na galeria abaixo.
Instituições que receberam as apresentações: Escola Municipal Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro, Escola Municipal Sérgio Mário, Escola Municipal Maria Albertina, Escola Municipal Edward Frufru Marciano, Escola Municipal Leda Therezinha Borguesi Rodrigues, E.M. Professor Benedito Cleto, Escola Municipal Profa Luizª Camargo, Escola Municipal Profª Zilda Tomé de Moraes
Sobre A Toyota: A Toyota do Brasil está presente no País há 65 anos. Possui quatro unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6 mil pessoas. A Toyota é a montadora líder em eletrificação no mundo: desde 1997 já foram comercializados mais de 20 milhões de automóveis mais limpos, sejam modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% a bateria ou movidos a hidrogênio. Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013, a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido em nosso país, o Toyota Prius. Em 2019 a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã, e, em 2021, o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no País. Atualmente, já são mais de 55 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrido flex em circulação pelo Brasil. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações: Toyota Global e Toyota do Brasil.
Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Toyota. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.