Conheça as possibilidades que a cremação oferece para homenagear o ente querido
Embora seja uma prática antiga, apenas na última década que as pessoas vêm comentando e buscando saber mais sobre a cremação
Quando se fala em cremação, algumas dúvidas comuns tendem a aparecer, como preço, possibilidades de homenagens e motivos que levam a optar por esse serviço. Porém, o interesse da população tem aumentado, de acordo com uma pesquisa do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios do Brasil (Sincep), divulgada em 2021. Os dados mostram que, em 17 anos (de 2000 a 2017), o número de crematórios aumentou 430% no País. Esse crescimento está intrinsecamente ligado à procura, mostrando que o tabu acerca da prática está diminuindo com o tempo.
“Embora seja uma prática antiga, apenas na última década que as pessoas vêm comentando e buscando saber mais sobre a cremação. E há várias razões que justificam as famílias escolherem esse serviço. A principal delas é a questão da sustentabilidade, já que a cremação não emite gases poluentes na atmosfera e nem contamina a água e o solo”, explica a gerente da Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas), Patrícia Peixoto.
Além de toda parte sustentável, a cremação é financeiramente mais viável, já que não há gastos com compra e manutenção de jazigos. Ela também oferece a possibilidade de homenagem ao ente querido de várias maneiras, além de poder realizar a tradicional cerimônia de despedida. “Por meio das urnas ecológicas, ela permite a transformação das cinzas em outra forma de vida, com o nascimento de uma árvore. Outra homenagem consiste em utilizar um pouquinho das cinzas para a criação de joias (diamantes) ou de outros objetos decorativos, como os feitos com cristais. Então você consegue fazer com que a lembrança do ser amado que partiu, humano ou pet, seja transformada em algo físico para que se possa ter sempre por perto”, observa Patrícia.
Todos os itens que a gerente salienta fazem parte das opções oferecidas pela Ofebas. A escolha das urnas de cremação também carrega significados. Esse é o exemplo da “urna navegar”. Com formato de barquinho, o objeto, feito com micélio, tem como objetivo proporcionar uma homenagem poética e acalentadora nas águas. Ao ser biodegradável, ela pode ser colocada em rios, mares e oceanos.
Homenagem com joias
Em um processo específico, é possível transformar as cinzas de cremação em cristais e diamantes. Com esses elementos, pingentes únicos são criados e podem ser usados, por exemplo, em pulseiras, colares e anéis. Já os cristais podem originar objetos de decoração ou acessórios de diversos tamanhos e formatos na intenção de ter o ente querido sempre consigo. As opções de personalização são inúmeras, como miniaturas de cães ou gatos (no caso de perda pet), imagens religiosas, coração pulsante, entre outros.
“A cremação, as joias e os novos formatos de cerimônias de despedida são também as novas formas de ressignificar a perda do ente querido. A família tem novas opções, que se tornam significativas e, por sua vez, estão ligadas com a própria história de vida e as crenças, deixando aquela partida e o processo de luto um pouco mais expressivos. Isso trará como resultado um processo de luto com uma mais fácil elaboração”, analisa Ana Laura Costa dos Anjos, psicóloga da Ofebas.
As peças personalizadas não são, necessariamente, voltadas apenas para homenagear quem partiu. Elas podem ser solicitadas para outras ocasiões da vida (como noivado, aniversário, casamento, formatura) com objetivo de eternizar momentos, pessoas e seres especiais.
Deste modo, as joias são feitas com mechas de cabelo ou, no caso dos animais, os pelos. Há possibilidade, ainda, de juntar mechas de cabelo de várias pessoas de um núcleo familiar para dar origem a uma peça única. O serviço é oferecido para qualquer um que tenha interesse, sendo associado ou não da Ofebas.
Assistência pet
Em consonância com a relação cada vez maior entre humanos e animais, associados da Ofebas contam com a assistência pet. Nela está incluída o transporte do bichinho para a clínica veterinária ou de volta para o domicílio, caso o cliente não tenha condições próprias de fazer; acionamento e/ou agendamento de “leva e traz” para clínicas veterinárias, banho e tosa etc.; agendamento de consultas; indicação de clínicas veterinárias; consulta em domicílio; orientações sobre vacinas e transporte aéreo com pet; atendimento e organização de cerimônia de despedida ou cremação, entre outros.
A assistência é oferecida para contratos de 2020 em diante. Em casos mais antigos, é possível solicitar a atualização do plano entrando em contato com a recepção por meio do telefone (15) 3331-7010 ou do WhatsApp (15) 99849-2146.
Encontro online
O quarto encontro online realizado pelo setor de psicologia da Ofebas terá como tema a “Perda de um pet: luto não reconhecido”. A mediação fica por conta de Ana Laura Costa dos Anjos (CRP 06/179479).
A reunião ocorre na terça-feira (31), às 19h, via Google Meet. O encontro é gratuito e aberto a qualquer pessoa acima de 18 anos. Para se inscrever, acesse Encontro Perda de Pet e o luto não reconhecido. (Thaís Marcolino)