Ofebas 57 anos: cuidado, inovação e acolhimento são pilares
O que muitas pessoas não sabem é que Ofebas é uma organização sem fins lucrativos
Empatia, acolhimento e atenção aos detalhes. É assim que a fotógrafa Ana Caroline Corrêa resume o atendimento que recebeu da Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) em um dos momentos mais difíceis de sua vida: a partida de seu tio.
“Não só eu, mas toda minha família se sentiu acolhida desde o primeiro momento em que pisamos lá. Foi uma empatia fora do normal, extraordinária. Nunca tinha partilhado disso. Na despedida, a acolhida na cerimônia foi maravilhosa; foi feita uma oração muito bonita e minha mãe, que estava muito nervosa, se sentiu extremamente abraçada”, conta.
Outro detalhe que, apesar de ser simples a olho nu, mas cheio de sentimento, foi a entrega da Bíblia Sagrada à família ao encerrar a cerimônia.
“Se sentir acolhida e perceber que as pessoas estão preocupadas com você é muito importante e é isso que a Ofebas ofereceu para nós”, finaliza Ana. Os relatos da fotógrafa demonstram, de forma prática, alguns dos pilares da Organização, que completa na próxima quinta-feira (23) seus 57 anos.
Ao longo dos anos e em consonância com os avanços e necessidade da sociedade, além de ser referência em atendimento na assistência funerária, a Ofebas sempre buscou se transformar.
“Queremos também, cada vez mais, nos profissionalizarmos e trazermos as tendências de mercado, como é o caso da cremação, em que oferecemos várias formas de homenagear o ente querido por meio desse serviço”, comenta o presidente da diretoria executiva, Paulo Antônio Simões.
O que muitas pessoas não sabem é que Ofebas é uma organização sem fins lucrativos. Por isso, dentro de sua gama de serviços, há atividades assistenciais.
“Nós oferecemos cerimônias de despedida a quem não tem condição financeira e temos a nossa parte assistencial ao terceiro setor, em que oferecemos apoio financeiro e orientação administrativa para que as entidades possam atuar da melhor forma na sociedade”, explica Simões.
Entre os projetos estão o Continuar a Viver e o Assessoramento Técnico e Financeiro, geridos pelo departamento de assistência social.
“Com o passar dos anos, também há uma mudança no conceito de ‘funerária’. Afinal, nós não trabalhamos com a morte e sim com a vida das pessoas que sofrem a perda de um ente querido. E toda a nossa equipe está pronta para acolher essa família e proporcionar uma despedida da história de vida do ente que faleceu, com todo o respeito e sempre lembrando quem ele foi e o legado que deixou”, ressalta Patrícia Peixoto, gerente-geral da Ofebas.
Ação de Finados
Partindo do pensamento da gerente, nos últimos três anos a Ofebas tem investido em ações no Dia de Finados, em novembro, para que os entes queridos sejam relembrados de maneira especial por cada familiar.
A Nelise Caobiando Maia participou da ação realizada no início deste mês e não escondeu a emoção.
“Nunca vi uma homenagem tão especial. Uma ação de total sensibilidade da entidade que reconhece o quão difícil e sofrido é essa passagem da vida, eternizando em uma obra de arte (na “A árvore da vida‘) os sentimentos de todos os participantes. Foi um acolhimento da alma, do coração e da saudade”, reflete a empresária.
A ação deste ano consistiu na disponibilização de uma escultura em ferro de uma árvore. Nela as famílias personalizaram flores para dar vida à árvore, colorindo de acordo com seu sentimento.
Cada flor representou uma história, uma vida que marcou tantos corações. A intenção foi ter uma obra de arte a ser exposta futuramente em uma das unidades da organização.
Atendimento psicológico
O processo da perda é vivenciado de maneira diferente a cada pessoa. O que para alguns se resolve com um retorno à rotina, para outros a dificuldade de “aceitar” é maior. Por isso, em muitos casos, a ajuda psicológica é um caminho.
E a Ofebas também oferece esse atendimento, sobretudo às famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelos projetos sociais da organização.
“Aqui, nós acolhemos, validamos a dor e as dificuldades que o processo do luto traz. Buscamos promover a saúde, segurança e bem-estar psicológico daquele que passa pela perda do ente querido. Nós esperamos que a sociedade esteja cada vez mais atenta e aberta para também promover a saúde mental, seja consigo mesmo, seja com o próximo. Nós não podemos tirar a dor daquele que sofre, mas estaremos ao lado, apoiando e o orientando quando necessário”, afirma Ana Laura Costa, psicóloga da Ofebas.
No geral, a Ofebas, no decorrer dos últimos 57 anos preocupou-se, também, em cuidar das famílias enlutadas em diversas esferas, como promoção de espaços para a fala e troca de experiência que dificilmente são validadas na sociedade, entre outros.
Pensando nisso, todos os meses, o setor de psicologia promove encontros virtuais para refletir os mais diferentes assuntos acerca da temática da perda.
A deste mês acontece na segunda-feira (27), às 19h, e terá como tema “Laços de Família: Como honrar a memória de quem se foi”.
O encontro é gratuito e direcionado a todos os interessados a partir dos 18 anos. Para participar, basta realizar a inscrição em link disponibilizado nas redes sociais da organização (@ofebassocial).
Assistência Familiar
Além de assistência funerária, a Ofebas oferece planos de assistência familiar, com benefícios nas áreas de saúde, lazer, educação e pet por meio do Clube de Descontos. Associados também têm direito à assistência residencial, manutenção elétrica, hidráulica e chaveiro, além da assistência pet (contratos mais recentes de 2020 em diante).
Para mais informações, basta entrar em contato com qualquer uma das unidades da Ofebas ou pelo whatsapp (15) 99849-2146. Em Sorocaba, a unidade fica na Rua Braz Cubas, 61 Jardim Santa Rosália. Já a de Votorantim está localizada na Rua Antônio Fernandes, 135 Centro. (Thaís Marcolino)