Assessoramento Técnico 2024 da Ofebas é uma oportunidade de aprendizado sobre gestão para entidades de Sorocaba e Votorantim
As inscrições gratuitas para capacitação anual gratuita ficam abertas até sexta-feira (28)
Muitas instituições sociais são criadas com o objetivo de ajudar ao próximo. Mas o processo demanda organização e aprimoramento, além de muita força de vontade. É pensando nisso, e em conformidade com os pilares da Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas), que a entidade oferece o Assessoramento Técnico, uma capacitação anual e gratuita às organizações da cidade e de Votorantim. As inscrições estão abertas até sexta-feira (28) no site da instituição.
“O Assessoramento tem por objetivo auxiliar os gestores das organizações para se reciclarem e adquirirem novos conhecimentos que possam ser aplicados na administração de suas entidades, visando uma gestão sustentável e produtiva e, por conseguinte, trazer uma qualidade de atendimento aos seus assistidos”, enfatiza a assistente social da Ofebas, Luci Silva.
A profissional pontua, ainda, que a capacitação também traz a oportunidade de fortalecimento de rede socioassistencial, visto a concentração de profissionais que fazem a diferença na área em Sorocaba e Votorantim.
A capacitação é oferecida a 27 entidades a serem selecionadas após o período de inscrição, de acordo com as regras do edital. Os encontros — divididos nos mais variados temas, como marketing, gestão, contabilidade, saúde mental, entre outros ocorrerão entre os meses de agosto e outubro.
“O serviço de assessoramento técnico que oferecemos às OSCs deve proporcionar vários benefícios, ajudando-as a alcançar seus objetivos. Ao oferecer qualificação, esperamos que as organizações participantes obtenham maior autonomia e uma base sólida para crescimento sustentável”, diz Patrícia Peixoto, gerente de negócios da Ofebas.
Conteúdo
Para que os benefícios e aprendizados sejam aplicados da melhor maneira, a equipe responsável pelo Assessoramento criou uma programação completa que abrange os mais distintos e importantes temas. São eles:
Importância do terceiro setor na transformação da realidade da sociedade; As redes sociais na divulgação dos trabalhos; A importância das certificações nas OSCs (CMAS, CNAS, CEBAS, entre outras); Como utilizar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) a nosso favor?; A importância da ESG (Environmental Social Governance) presente na OSC; O Estatuto como cartão de visita para o 3º setor; A escrita técnica para um relatório eficaz; Marketing Digital na captação de recurso; Educação Financeira nas OSCs; Financiamento para OSCs; Prestação de Conta; Cuidando de Quem Cuida: Eu, a minha prioridade; Como envolver sem se envolver: A importância da saúde mental nos atendimentos; A Inteligência Emocional, Ética e Comprometimento nas demandas sociais; O trabalho multidisciplinar na OSC: A psicologia e serviço social como estratégia nos atendimentos; A equipe como protagonista da OSC; Gestão Financeira de uma organização; Assessoramento Financeiro: Projetos.
“Os temas são voltados para uma administração mais sustentável de uma organização, bem como para o fortalecimento da saúde mental dos profissionais que estão na linha de frente da área assistencial, uma vez que é um público já fragilizado devido à condição de vulnerabilidade social”, explica Luci Silva.
Além da escolha dos assuntos a serem apresentados, os palestrantes conferem credibilidade à pauta. Entre os convidados, estarão presentes especialistas da Secretaria de Cidadania de Sorocaba (Secid), Sebrae, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sorocaba, Conselhos Municipais, SESC etc.
Outras informações podem ser consultadas no site www.ofebas.org.br/assessoramentotecnico2024/ ou e-mail servicosocial@ofebas. org.br.
Aporte financeiro
Ao final, além de todo conteúdo aprendido, três das 27 entidades serão beneficiadas com um aporte de R$10 mil (cada uma) para a implantação de um projeto social ou parte dele.
Na edição do ano passado foram contempladas Associação Lugar de Amor e Restauração, Instituto Gold Geração de Ouro e Associação Educacional Santa Rita de Cássia. Os projetos abordavam assuntos como robótica básica para crianças e adolescentes; confecção de bolsas e acessórios com materiais usados gerando sustentabilidade e inovação; e compra de instrumentos musicais para atendimento às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas.
Ações sociais
A Ofebas segue com a campanha do agasalho até o fim de junho, arrecadando roupas, agasalhos e cobertores em bom estado e higienizados. Durante o mês de maio, por meio de doações, a organização conseguiu 108 mantas de microfibra que serão direcionadas às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.
Do mesmo modo, em adesão ao mês das mães, a Ofebas estava com uma campanha comercial em que, por meio da doação de uma caixa de leite fechada (caixa com 12 unidades), o cliente ganhava 50% de desconto no valor da adesão do plano. Foram mais de 1.500 litros de leite arrecadados que serão, do mesmo modo, direcionados ao Rio Grande do Sul.
Vale lembrar que a Ofebas é uma organização sem fins lucrativos atuante no setor funerário e assistencial nas cidades de Sorocaba e Votorantim.