Indo além do ramo funerário, o lado social torna a Ofebas uma parte importante da história de Sorocaba
Em quase seis décadas, a organização desenvolve papel central no acolhimento de famílias enlutadas e realiza ações sociais que beneficiam a sociedade como um todo
No dia 15 de agosto Sorocaba comemorou 370 anos. E uma das organizações mais tradicionais da cidade, que faz parte dessa longa história, é a Ofebas, uma instituição que atua no ramo funerário e assistencial há quase seis décadas com o mesmo propósito: acolher e homenagear histórias de vida. Apesar do tempo que passou, o lado humano continua sendo um dos seus pilares.
O atual presidente, Paulo Simões, recorda que a Ofebas nasceu em 1966, da união de 13 entidades mantenedoras que tinham a missão de oferecer um atendimento humanizado às famílias enlutadas e um local sereno para prestar homenagem aos entes queridos. Hoje, mantida apenas por uma entidade, a Loja Brasil III, a organização, que é sem fins lucrativos, cresceu e se desenvolveu, acompanhando o ritmo da cidade.
Com o passar do tempo, é possível pontuar mudanças na estrutura organizacional, assim como maior investimento na formação de equipes e melhorias na infraestrutura. E quem conta sobre as transformações vivenciadas é Sidney Benedito de Oliveira, que acompanha a história da organização desde os anos 2000, já tendo ocupado funções de secretário do Conselho, vice-presidente e, posteriormente, presidente do Conselho.
“Se compararmos a entidade dos anos 2000 com a de hoje, observamos uma Ofebas mais consolidada operacional e administrativamente, assim como muito mais competitiva. Inclusive na área social, ela tem ampliado suas atividades para além do serviço funerário, prestando serviço de assessoramento a outras entidades e mostrando a elas como se profissionalizar para que possam oferecer o melhor serviço à sociedade. E esse sempre foi o principal foco da entidade, desde a sua fundação”, destaca Sidney.
Para a gerente de negócios, Patrícia Peixoto, a Ofebas tem se estabelecido como uma instituição confiável e benéfica para a cidade. Sua presença contínua e contribuições para o bem-estar social a tornam uma parte importante da história e da identidade do município.
Tanto que a Organização “ajuda a criar uma rede de apoio dentro da comunidade, promovendo a solidariedade e a coesão social. Esse impacto positivo é sentido em várias esferas da vida local, desde o apoio individual até às melhorias comunitárias”, opina Patrícia.
Apoio social e emocional
Um ponto importante e que entra como um dos pilares da instituição é a atuação nos campos social e psicológico. A entidade desenvolve o Programa Continuar a Viver, em que famílias em situação de vulnerabilidade social têm direito ao atendimento com a assistente social e com a psicóloga após a perda do ente querido, visando a garantia de direitos e uma reestruturação emocional. “Esse serviço, ofertado de forma totalmente gratuita, é essencial para o bem-estar emocional, proporcionando um amparo necessário em momentos de dor e sofrimento”, analisa a gerente de negócios.
“Além de seu papel central no acolhimento de famílias enlutadas, a Ofebas realiza diversas ações sociais que beneficiam a comunidade como um todo. Isso pode incluir desde campanhas de conscientização até projetos e programas que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores de Sorocaba”, complementa a profissional.
E o futuro?
Na perspectiva do Sidney, a Ofebas está pronta para assumir novos contornos de investimentos. E isso pode ser notado na expansão da funerária com uma nova unidade que, conforme adianta o atual presidente, Paulo Simões, será inaugurada neste mês de agosto, na zona norte.
Ela está localizada numa das travessas da Itavuvu, uma das principais avenidas da cidade. “Como a cidade cresceu de modo exponencial, nós precisamos acompanhar esse desenvolvimento e oferecer o melhor aos nossos munícipes. Um dos pontos é estarmos instalados em regiões estratégicas da cidade para facilitar a realização de cerimônias de despedida e a locomoção de amigos e familiares que vão prestar as últimas homenagens”, informa o presidente.
Apoiados na missão de acolher e focar no comprometimento com a sociedade e o meio ambiente, segundo o diretor comercial, Rodrigo Leite, a Ofebas tem grandes planos de ampliação. “Estamos ampliando cada vez mais nossos atendimentos via Serviço Social, por meio do Programa Continuar a Viver, referência no segmento. Além disso, a unidade Zona Norte é o primeiro passo de muitos outros projetos que virão nos próximos anos, como a abertura de um crematório e de novas unidades. E tudo isso graças aos nossos clientes, que confiam nos nossos serviços e acreditam em nosso propósito”, finaliza Rodrigo.
Planos de Assistência
A Ofebas oferece planos de assistência funerária com benefícios em vida para uma, duas ou até 14 pessoas, com direito à assistência pet, clube de descontos, assistência residencial (com manutenção elétrica, hidráulica e chaveiro), entre outros benefícios.
Até o fim do mês terá continuidade a campanha comercial em que a doação de um pacote de fralda geriátrica (com 50 unidades) garante o desconto de 50% no valor da adesão. Mais informações pelas redes sociais @ofebassocial ou pelo WhatsApp (15) 99849-2146.