Recanto das Memórias: conheça novo espaço de homenagens da Ofebas para quem opta pela cremação

Dados divulgados pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares (Sincep) mostram que 9% dos falecimentos passam por esse processo no Brasil

Por Thaís Marcolino

DIVULGAÇÃO
"Recanto das Memórias" está alocado na unidade da Ofebas na zona norte

Os brasileiros têm optado cada vez mais pelo serviço de cremação. Segundo dados divulgados recentemente pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares (Sincep), 9% dos falecimentos passam por esse processo no Brasil. Com o potencial aumento nos próximos anos, um espaço dedicado para as memórias e até homenagens (que podem ser feitas de diversas maneiras) se torna necessário. É o que não só foi pensado como realizado pela Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) com o columbário “Recanto das Memórias”, alocado na unidade zona norte.

De forma resumida, o columbário é um espaço dedicado a guardar os relicários com as cinzas do ente querido. “Vamos supor que o familiar não conseguiu programar uma viagem para aspergir as cinzas do ente querido ou a família não deseja permanecer com as cinzas em casa. Então, ela pode deixá-las no columbário ‘Recanto das Memórias’. Nós temos esse espaço que foi ambientado e pensado para que a família possa ter um momento com as cinzas do seu ente querido, se assim ela desejar”, explica a gerente de negócios da Ofebas, Patrícia Peixoto. Outro ponto interessante é que o espaço também pode ser usado para guardar cinzas do pet.

Mas, além dos relicários comumente conhecidos como urnas de cinzas, a família pode usar o espaço do columbário para colocar outros objetos que fizeram parte da história do ente querido. “Pode ser um objeto que lembre o ente querido e torne aquele espaço mais personalizado, como um item religioso, um porta-retrato, uma peça de roupa que tanto gostava, um colar que sempre usava”, observa Patrícia.

No columbário “Recanto das Memórias”, fornecido pela Ofebas, não ficam apenas os nichos com os relicários e homenagens. Ele também é constituído por outros três ambientes, em que os enlutados podem ter momentos reservados e de reflexão com as cinzas do ente querido. As salas receberam nomes que casam com a proposta, devido ao significado que carregam: Espaço Dente de Leão, Árvore da Vida e Acácia. “As famílias podem vir, pegar o relicário, e terão acesso a essas salas para que possam passar um momento único, seja para ela refletir, orar, seja prestar a homenagem que deseja”, complementa a gerente de negócios.

Para utilizar o columbário não é necessário ser associado da organização. Basta fazer a locação de um dos espaços. A Ofebas oferece contratos renováveis por períodos curtos, como meses, e até contrato anual, a depender da necessidade de cada um. Os familiares têm quatro tamanhos de escolha do espaço do lóculo (PP, P, M G), cabendo de 1 a 4 relicários.

Benefícios da cremação e formas de homenagens

Ao optar pela cremação, além de se ter um custo mais acessível em relação aos trâmites do sepultamento tradicional, o meio ambiente também é beneficiado por não haver a contaminação do solo.

Outro ponto que favorece o processo é a possibilidade de fazer uma homenagem muito significativa, seja apenas com o armazenamento das cinzas nos relicários, ou proporcionando uma escolha única e particular ao transformar uma pequena parte das cinzas em joias, como os cristais e diamantes.

Com esses elementos, pingentes únicos são criados e podem ser usados, por exemplo, em pulseiras, colares e anéis. Já os cristais podem originar objetos de decoração ou acessórios de diversos tamanhos e formatos na intenção de ter o ente querido sempre consigo. As opções de personalização são inúmeras, como miniaturas de cães ou gatos (no caso de perda pet), imagens religiosas e coração pulsante.

Outra maneira de sempre “levar o ente consigo” é através da aquisição de medalhinhas. Trazendo um versículo bíblico, como o de Gênesis 39:41, que diz “que o senhor vigie a mim e a você quando estivermos separados um do outro”, uma parte do objeto vai com o ente querido e a outra fica com o parente.

As homenagens também podem ser realizadas pela escolha dos relicários. A Ofebas tem vários modelos disponíveis. Há opções biodegradáveis (ou seja, que não agride o meio ambiente e pode ser até plantado, dando origem a uma árvore com todo o significado do ente que se foi) e opções com formatos personalizados, como o modelo navegar (em formato que lembra um barco e, ao ser aspergida ao mar, não contamina a água).

Para saber os valores de cada forma de homenagem e os lóculos do columbário, entre em contato por meio do telefone (15) 3331-7010, do Whats (15) 99849-2146 ou pelas redes sociais @ofebassocial.