URL amigável: como criar para aumentar o alcance nos buscadores do Google
Técnica de marketing digital para otimizar performance do site
O URL amigável é uma técnica muito utilizada pelos especialistas em SEO (Search Engine Optimization) que otimiza a performance de um site nos resultados de busca no Google.
Quando elencamos os elementos textuais de um site que podem e devem ser otimizados de acordo com técnicas SEO, de modo a melhorar a indexação e classificação da página e do site junto dos buscadores Google, o URL é visto como o "parente pobre" deste conjunto.
Talvez por não ser texto escrito puro e duro, mas sim uma amálgama de letras e números de aparência ilegível quando gerado de forma automática, nunca teve o mesmo protagonismo de outros elementos de SEO mais óbvios e atrativos do ponto de vista visual, quando se procura melhorar a performance nas pesquisas na internet.
No entanto, o URL, também conhecido como endereço de página, é uma verdadeira mina de ouro de tráfego a se explorar e uma poderosa ferramenta que pode catapultar as páginas de um site para as posições cimeiras dos motores de busca. No entanto, é necessário que a empresa otimize seus endereços de URL de modo a ajustar para si o uso de determinados termos de pesquisa associados ao site. A definição da composição dos URL e o registro dos domínios é muito mais simples e fácil do que nos sites criados de propósito através de complicados esquemas de linhas de código. Para cada página, estas plataformas disponibilizam um espaço próprio onde colocar o URL pretendido de acordo com suas preferências.
URL amigável: primeiro procurar
Por predefinição, e em caso de ausência de indicações em contrário, o URL é atribuído automaticamente, numa mescla de letras e números gerados aleatoriamente. O endereço que resultará dessa situação não será o mais atrativo e fácil de ler nem o que mais confiança dará para o internauta quando está escolhendo os resultados do buscador. Para conseguir que o seja, é necessário definir individualmente o URL, tendo em atenção as temáticas e conteúdos de cada uma das páginas.
Para o efeito, é necessário estar atento a um elemento fundamental enquanto fonte de tráfego: as keywords. As palavras-chave são absolutamente fundamentais para qualquer estratégia de SEO porque são estas que fazem corresponder as pesquisas nos buscadores aos conteúdos e às páginas dos sites.
Quando alguém, na internet, faz uma determinada pesquisa, os termos utilizados levarão os sites com melhor correspondência a surgir primeiro na lista de sugestões dos motores de busca. É, por isso, lógico concluir que quanto maior a correspondência de termos com as pesquisas mais vezes feitas, maior a indexação aos motores de busca e melhor seu ranqueamento.
Recomendam as boas práticas que, para cada página, seja feita uma pesquisa, em ferramentas próprias que avaliam e monitoram as pesquisas online, como o Google Search Console, sobre os melhores termos para utilizar nos elementos SEO amigáveis da página: título e texto, os mais óbvios, mas também o URL, que aqui tratamos.
Os melhores termos são aqueles que ou surgem mais vezes, ou surgem em mais pesquisas, ou, numa outra perspetiva, termos que sejam específicos do tema a tratar. Desse jeito, neste último caso, apesar de não alcançar um número tão elevado de pesquisas, consegue obter um maior interesse de quem pesquisou esses termos por serem termos mais concretos e mais reveladores de alguém mais interessado e informado sobre o assunto.
URL Amigável: depois aplicar
Depois de procurar os termos que melhor combinam com o conteúdo a apresentar ou os temas a tratar, é necessário incluí-los nesses elementos.
No URL não é exceção e nele devem constar os termos essenciais, expurgados de tudo o que seja redundante ou irrelevante. É importante lembrar que todas as palavras devem ser separadas por hífen, que a sequência deve apenas conter letras minúsculas e que deve não ser excessivamente longo.
Com a aplicação destas técnicas, devemos ter como resultado final um endereço de URL simples, curto e fácil de ler, que remeta imediatamente para o assunto tratado na página e pronto para facilitar a partilha.
Seguindo estas recomendações, e partindo do princípio que a pesquisa de termos foi feita com critério e atenção, os resultados deverão começar a ser sentidos nos dias e semanas seguintes e rastreável através de ferramentas como o Google Analytics.
Os efeitos deverão se manifestar não só ao nível do tráfego e número de visitas, mas em quantidades superiores de interações com a página, através de gostos, partilhas e comentários, e ainda também, se for esse o caso, de conversões e de vendas.
Conclusão: Na competitiva busca pela atenção dos internautas, todos os pormenores contam.
Os URL não são exceção e devem ser aproveitados como uma ótima oportunidade de reforçar a fatia de mercado do site em determinados termos de pesquisa, de tornar mais legível o assunto tratado em cada página, bem como de atribuir uma maior legitimidade ao site.
Tudo conta nesta missão pelo tráfego e não se deve desperdiçar nada. Os URLs estão aí para serem aproveitados e para dar uma aumentada no alcance de seu site.