Aproveitando a Copa do Mundo em ações de Marketing
Ela chegou! Só se fala nela, a Copa do Mundo de Futebol, um dos eventos mais conhecidos e aclamados no esporte mundial. E por movimentar tanto o comportamento das pessoas e, consequentemente, os assuntos em evidência na mídia, empresas e marcas de todos os portes e segmentos de consumo tendem a aproveitar para ações de marketing.
E é totalmente possível aproveitar. No entanto, se faz necessária uma atenção maior para não esbarrar ou violar os direitos em propriedade intelectual da FIFA.
É comum que empresas procurem por motivos para atingir uma goleada de vendas. Os patrocinadores oficiais da Copa do Mundo já foram definidos e, com isso, as regras existem para não tomar um impedimento e ter problemas maiores. A FIFA disponibiliza um guia de diretrizes referente à Propriedade Intelectual, que pode ser acessado clicando aqui.
Entendendo melhor o que pode ou não ser utilizado em ações de marketing, é possível usar a criatividade e atrair atenção de potenciais consumidores e clientes para o seu negócio.
Elementos com direito de uso exclusivo pela FIFA
Não apenas nomes ou símbolos, mas também algumas tipografias só devem ser utilizadas pela FIFA ou pelos patrocinadores oficiais, com finalidade comercial.
Os termos “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”, “Copa do Mundo FIFA™”, “FIFA”, “Copa do Mundo”, “Copa do Mundo 2022”, “Qatar 2022™” e “Catar 2022™” são protegidos e devem ser evitados em hashtags. Assim como as imagens de emblema, slogan, troféu oficial, mascote oficial e logos da FIFA.
Não vale o risco
Receber “um cartão vermelho” da FIFA pode parecer improvável para pequenas empresas? Até pode. A questão é que, hoje em dia, qualquer marca pode ser identificada e receber uma notificação pelo uso indevido. Cada vez mais, sabemos que existem novas e eficazes ferramentas de rastreamento, Inteligência Artificial e Analítica, que podem encontrar ações de marketing, menções e artes por aí, mesmo parecendo minuciosas e discretas.
Restrições também quando se fala em seleção brasileira
Até mesmo essa expressão, “seleção brasileira”, sofre restrição conforme as diretrizes estabelecidas pela CBF. Além dela, o uso de imagens dos modelos da camisa e o emblema também devem barrados.
Considera-se prudente, realmente, evitar os usos indevidos e ter cautela em ações de marketing. Mas não precisa desanimar, pois é possível, com criatividade e ideias diferentes, aproveitar o grandioso argumento que este super evento esportivo representa no Brasil e no mundo!
Ações de marketing criativas durante a Copa
Um desafio para diretores criativos e designers é seguir um briefing com restrições. Mas aí é que surge uma ótima oportunidade de desafiar a criatividade e pensar além do óbvio para uma campanha publicitária diferenciada e realmente atrativa.
Diversos elementos diretamente relacionados à Copa do Mundo e ao futebol estão em evidência e não fazem parte da lista de restrições: o campo de futebol, a bola tradicional do esporte, os termos mais utilizados nas partidas e jogos e as bandeiras dos países participantes.
Mentes criativas podem mergulhar na imensidão de possibilidades dentro destes elementos. As cores que representam a seleção do Brasil também remetem diretamente ao esporte e podem elucidar uma abordagem de marketing e chamar atenção de consumidores.
Algumas outras dicas que podem te trazer insights:
- Identifique maneiras de relacionar o seu produto ou serviço ao esporte ou ao evento;
- Aproveite a onda de memes e reels acerca do assunto e de acontecimentos em alta e use o timing ao seu favor, aproveitando a onda de possível engajamento;
- Crie caixinhas de pergunta, fale sobre palpites de placar e enquetes sobre situações referentes à Copa para aquecer a conexão com seguidores;
- Utilize nomes de outras seleções e bandeirinhas de outros países para relacionar a algum conteúdo relevante do seu negócio.
Sejam qual forem as escolhas para definir uma estratégia de marketing, é importante lembrar sobre como ela será identificada pela sua buying persona e como trará resultados relevantes junto ao objetivo de marketing. A criatividade deve seguir junto às metas, dados e técnicas de aplicação em uma campanha eficaz.