Agenda

Por Cruzeiro do Sul

Filme "Deus é Mulher e seu nome é Petúnia" será exibido hoje, às 19h.

Cine Café - O Sesc Sorocaba realiza nas terças-feiras de março, às 19h, mais uma edição do projeto CineCafé. Neste mês, a programação contempla filmes produzidos por diretores e diretoras brasileiras e estrangeiras, que abordam as múltiplas questões sobre o feminino, e integra a 5ª edição do especial “Mulheria”. Hoje (8) será exibido “Deus é Mulher e seu nome é Petúnia” (foto), a censura é 14 anos e a obra tem a direção de Teona Strugar Mitevska. Em Stip, uma pequena cidade da Macedônia, sempre no mês de janeiro o padre local joga uma cruz de madeira no rio e centenas de homens mergulham atrás dela. Quem recuperar o objeto tem garantia de boa sorte e prosperidade. Desta vez, Petúnia mergulha na água por um capricho e consegue agarrar a cruz antes dos outros, deixando os concorrentes furiosos: “Como ousa uma mulher participar do ritual”? Todo o inferno se abre, mas Petúnia mantém o seu chão. Ela ganhou a cruz e não vai desistir. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555 -- Jardim Faculdade.

Vá e Veja - Pessoas com idade a partir de 16 anos podem conferir, amanhã (9), às 19h, o filme “Vá e Veja” (1985), dirigido por Elem Klimov, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. A atração gratuita tem vagas limitadas, por isso é necessário que o público interessado reserve seu lugar antecipadamente, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-5723. Intitulada “Filmes Cult nas Quartas”, a iniciativa é coordenada pelo pesquisador e professor de cinema Cleiner Miceno e conta com a parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). O filme se passa na Bielorrússia, em 1943, e conta com a história do jovem Florya, que é cooptado por um grupo de guerrilheiros antinazistas. Retornando ao seu vilarejo, depara-se com um cenário de massacre. Perturbado, ele passa a vagar sem rumo, presenciando cenas cada vez mais fortes. Após a sessão, será realizado um bate-papo sobre o filme. A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673, no Centro.

Mulher caipira - O novo capítulo do podcast “Bamo Proseá?”, intitulado “Mulheres em movimento no campo caipira”, presta uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, 8 de março. A entrevistada é Amanda Lino que fala sobre o papel da mulher no seio da cultura caipira, a partir da sua experiência em assentamentos rurais na região de Sorocaba. O episódio está disponível em diferentes plataformas on-line, acessíveis via https://linktr.ee/BamoProsea. O projeto de extensão “Bamo Proseá? Cotidiano e Cultura Caipira”, do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promove uma série de podcasts voltados ao universo caipira e que tratam de assuntos relacionados à música, à viola, à culinária, à literatura, às crenças e à religiosidade, entre outros. Dúvidas e sugestões de temas podem ser enviadas pelo e-mail bamoprosea@gmail.com.