Trabalhos do jornalismo ganham mais profundidade no streaming

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

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Trabalhos do jornalismo ganham mais profundidade no streaming.

É importante verificar como o jornalismo, nesses últimos tempos, também passou a se utilizar de uma maneira bem significativa do streaming e com a possibilidade de driblar a sempre necessária limitação de tempo da televisão comercial.

As plataformas digitais oferecem a possibilidade de explorar os temas escolhidos com maior profundidade e trabalhar sua edição de uma forma bem mais conveniente. Um avanço, sem dúvida. Temos agora, por exemplo, documentários como “Elize Matsunaga: Era uma vez um crime”, série da Netflix com lançamento mundial marcado para 8 de julho.

Em um crime que chocou o Brasil, Elize matou e esquartejou o marido e, pela primeira vez, fala sobre o caso. Foram gravadas 21 horas de entrevista com Elize para a produção. Thaís Nunes, jornalista investigativa, conhecida da TV, foi quem levou a ideia para a Boutique Filmes, depois de 18 meses se comunicando quase diariamente com os advogados para conseguir que Elize aceitasse falar.

A repórter, como passo seguinte, já está desenvolvendo uma outra série documental.

E mais

Amanhã, sexta, no Playplus teremos o lançamento da série “Hospital”, um trabalho do departamento de jornalismo da Record, a partir de um projeto do seu vice-presidente Antonio Guerreiro. Serão 12 episódios, com gravações concentradas ao longo de um ano no Hospital Moriah, acompanhando o dia a dia dos profissionais da saúde. São histórias de vida, reais, com momentos de frustração e grandes conquistas.

Vacinas

Já no Globoplay, está disponível “A Corrida das Vacinas”, em uma produção do repórter Álvaro Pereira Júnior. A série mostra, no Brasil e no mundo, bastidores inéditos dos desafios científicos e da guerra política, envolvendo a maior esperança que temos para acabar com a pandemia.

Muito estranho

A Globo deve saber o que faz, mas neste episódio do Luciano Huck, tudo bem a entrevista para o Pedro Bial. Só que fazer do programa um anúncio oficial, não é o desejado ou o mais correto.

Não é por nada

Mas o mínimo que se esperava era um comunicado oficial, a exemplo de tantos de várias outras situações. Desta vez, sabe-se por que razão, não foi assim. Dizer que o Luciano renovou contrato e vai fazer o domingo, não é por nada não, foi informado há meses por aqui. O que se esperava agora era a palavra oficial da Globo, com aspas do Luciano, do Fausto e outros envolvidos. Por que não?

E teve essa...

Na semana passada, enquanto preparava um link para entrar no “Bom Dia São Paulo”, uma equipe da Globo foi surpreendida por ladrões. Levaram tudo de todos: celulares, dinheiro, documentos..., e até o carro da emissora. Felizmente, sem machucar ninguém.