Lançamento de novas narradoras de futebol exige atenção e cuidados
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
A iniciativa de trazer também mulheres para a narração de futebol partiu do Luciano do Valle, em seus áureos tempos na Bandeirantes, lançando, por exemplo, Luciana Mariano. Em 1997, muito jovem, 21 anos, ela foi designada para fazer um Rio-São Paulo feminino. E, de lá até agora, soube construir a sua carreira. Luciana, hoje, é contratada dos canais Disney.
Assim como, com o decorrer dos tempos, espaços importantes passaram a ser bem utilizados por várias apresentadoras e repórteres esportivas. No meio, sem dúvida, uma enorme conquista. Mas só depois de longo intervalo, a oportunidade para o surgimento de novas narradoras voltou a ser oferecida pelo Fox Sports, na Copa da Rússia, em 2018, com as descobertas de Renata Silveira -- hoje no SporTV, Isabelly Morais -- Band, assim como Natália Lara também no Grupo Globo. Além de outras.
Todas com qualidade e estilos próprios, futuro dos mais promissores, mas ainda merecedoras de orientação, amparo e direção de narração, como os homens sempre tiveram. Isso, verifica-se, está faltando um pouco, o que é de se lamentar.
Necessidade
Assim como em outros ramos de atividade, a presença da mulher no campo esportivo significa muito mais que um rompimento de barreiras. Mas a atenção, cuidados e melhor formação são absolutamente indispensáveis.
Melhor estreia
Ainda com relação ao assunto acima colocado, foi das melhores a estreia da Lívia Nepomuceno, domingo, ao lado do Milton Neves, no “Terceiro Tempo” da Band. Chegou humildezinha, querendo saber como tudo funcionava e rapidamente tomou conta. Difícil perder a posição.
De se destacar
O “Ilha Record” está se aproximando do final. E final ao vivo. Tem só mais algumas semanas. Um formato próprio, bem realizado e com provas das mais interessantes, mostrando uma Sabrina Sato que ninguém conhecia na sua apresentação. Já faz por merecer próximas temporadas.
Pega pega
Nesta quarta-feira, “Pega Pega” mostra o casamento de Luiza (Camila Queiroz) e Eric (Mateus Solano), em cerimônia discreta no Carioca Palace (foto). Após a cerimônia no hotel, noivos e convidados são convocados para uma festa no Klub Strass.
Anúncio
A TVN -- Televisión Nacional de Chile -- adquiriu os direitos de exibição de “Gênesis” e, em breve, vai anunciar data e horário de estreia. É mesmo canal público que já havia veiculado outros produtos da Record, como “José de Egypt”, “Moisés y los 10 Mandamientos” e “Josué, La Tierra Prometida”.
Última fase
Na segunda-feira, o capítulo especial de “Gênesis”, que mostra o início da última fase da novela, José do Egito, assegurou a segunda colocação absoluta nas audiências de São Paulo (12 pontos) e Rio de Janeiro (11). O elenco é liderado por Juliano Laham, Petrônio Gontijo e Fernando Pavão.
Bate-Rebate
A coluna reserva-se ao direito de não entrar em detalhes. Ainda...
... Até para que sejam corrigidas as distorções que existem nas escalas da transmissão de uma determinada TV...
... Para benefício de alguns, outros são prejudicados...
... Seriamente prejudicados, mesmo sendo profissionais da mais alta competência, contratados e cumpridores de seus deveres...
... Em troca de fatores tão essenciais, a questão da amizade é a que mais conta. Mau, hein?
Quanto aos acontecimentos da Rede TV!, por enquanto, a greve limita-se aos radialistas...
... O Sindicato dos Jornalistas não aderiu. Mas é uma situação das mais desagradáveis.
Terminaram ontem as gravações de uma nova série brasileira de comédia para a Netflix. E o detalhe: ainda não tem título definitivo...
... À frente do elenco, nomes como Fernanda Paes Leme, Gkay, Thati Lopes, Maíra Azevedo, Marcelo Médici, Romulo Arantes Neto, Silvero Pereira, Raphael Logan, Paulo Tiefenthaler, Eliéser Mota, entre outros...
... A atração contará a história de três famílias envolvidas em um misterioso assassinato.