Ibope é bom, mas base de dados é pequena
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
O velho e bom Ibope continua ainda como a melhor e mais conhecida ferramenta para medição da TV. Já existiram tentativas de comparar seus resultados - Datanexus, do Silvio Santos, no início dos anos 2000 e da GFK, mais recentemente, que só serviram para atestar os bons serviços que já eram prestados.
Sem razão para continuar existindo, as duas desapareceram e até poderiam ter evitado tudo isso, tempo e dinheiro, se tivessem apurado melhor.
Fato é que o Kantar Ibope segue por aí, firme e forte no ramo, sem ver ninguém pela frente ou aparecendo no seu retrovisor. Agora, inclusive antecipando-se, a empresa anunciou também a medição dos serviços de streaming, como um novo e importante passo à frente. Já tinha a TV aberta, depois a paga e agora o streaming.
E é por aí que tem que seguir, porque nos dias atuais, um programa ou uma transmissão qualquer tem várias vias de recepção, entre aparelho de TV, tela do celular, tablete e companhia bela.
Mesmo com os avanços, e todos da maior importância, o que se espera é que a aferição dos números, cada vez mais, se aproxime da absoluta exatidão.
Pão, pão. Queijo, queijo
Entre esses progressos, é necessário que o Ibope também atenda algumas necessidades. Que são essenciais. Por exemplo: como só 1.600 domicílios, número de muito tempo, pode atender a Grande São Paulo?
E o detalhe
Nesses 1.600 domicílios, o people meter, agora além dos canais abertos e da TV paga, também passou a atender o streaming. Isso é nada para a que é a maior região metropolitana do país, com quase 22 milhões de pessoas. Isso dá um para cada 13.750 pessoas. Por aí podem passar importantes distorções.
Gato no telhado
Os números da TV aberta, misteriosamente, diminuíram nos últimos tempos. Isso no geral. Talvez só a média da Band pôde observar crescimento por causa da chegada do Fausto Silva. Resta saber onde foram parar os números de todas as outras. Isso tem que aparecer.
Estreia
Um dos grandes nomes do teatro musical brasileiro, Larissa Venturini (foto), é uma das novidades da Record no elenco de “Reis”. Será seu primeiro trabalho na TV, em dramaturgia, e a personagem também está relacionada à música. “Eu estou muito animada, pois é uma experiência nova num mundo totalmente diferente do teatro”, diz Larissa.
Sem parar
O contrato por obra tem permitido aos atores uma maior circulação entre emissoras de TV e streaming. Até bem pouco tempo, a maioria deve lembrar, isso quase não ocorria e, quando vinha a acontecer, o artista em questão passava um tempo na quarentena. Como se o seu passado pudesse ser apagado. Uma bobagem
Tudo mudou
Hoje, o vai e vem está em curso e é, para todos, uma prática das mais saudáveis. Até a Globo, que sempre foi a mais rigorosa, já acabou com isso.
Olha o exemplo
Cláudio Cinti, por exemplo, gravou participação em “Além da Ilusão”, da Globo, como dono de uma rádio, e agora vai iniciar um trabalho na Record, em “Todas as Garotas em Mim”, na Record. Isso já a partir das sequências em Petrópolis.
Bate-Rebate
Noemia Oliveira (foto) entrou para o elenco do filme “Procura-se um marido”, estrelado por Camila Queiroz e Klebber Toledo...
... Filme sob encomenda para a HBO Max.
O canal Viva inicia no próximo dia 28, às 12h30, a exibição de “O Beijo do Vampiro”, com Tarcísio Meira, Luís Gustavo, Flávia Alessandra e muitos outros.
No dia 28 encerram-se as inscrições da segunda temporada do reality “Largados e Pelados: Brasil”. A Discovery ainda não informa as datas de gravações e nem a previsão de estreia...
... Na primeira edição, foram mais de 19 mil inscritos para 10 vagas.
“O Beijo Adolescente”, livro do Rafael Coutinho, que aborda temas como marcas famosas, videogames, gangues e até monstros assassinos, vai virar série, com produção da Gullane Entretenimento...
... A estreia na HBO Max deverá acontecer no próximo semestre.
Nesta sexta-feira, a TV Cultura dedica parte de sua programação ao centenário da Semana de Arte de 1922...
A partir das 19h20, os programas “Metrópolis” e “Entrelinhas” estarão totalmente voltados para o acontecimento.
O cantor Péricles será o jurado convidado do “Masked Singer Brasil”, da Globo, neste domingo.