Plataformas de streaming se preparam para guerra de audiência

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

Bruna Marquezine, estrela de "Maldivas".

Para quem acompanha o negócio dramaturgia, em especial aquela voltada para o universo do streaming, o próximo semestre promete ser dos mais interessantes.

A HBO Max, por exemplo, vai disponibilizar várias séries, realizadas por grandes produtoras de conteúdo brasileiras, entre elas, Moonshot Pictures, Gullane, Dueto, Floresta e Coração da Selva, além de telesséries próprias, caso de “Segundas Intenções”.

A Netflix, por sua vez, como parte do projeto “Mais Brasil na Tela”, também prepara diversas estreias, como “Maldivas”, com Bruna Marquezine, além de realities, documentários e filmes.

Enquanto o Disney+, que engatinha no segmento, tem em “O Coro”, do Miguel Falabella, seu principal destaque.

Em meio a todo esse movimento, constata-se ainda uma política de investimentos em conteúdo nacional não tanto agressiva por parte do Amazon Prime Video. Tudo indica que ficará limitado à segunda temporada de “Dom”, com Gabriel Leone, um sucesso em número de acessos. Já a Globoplay ainda não se manifesta sobre a programação do segundo semestre, mas certamente não ficará apenas “assistindo” seus concorrentes. O executivo Erick Brêtas deve apresentar uma novidade ou outra.

No todo, como se observa, já é um movimento significativo, que vale ser acompanhado com atenção.

Volta ao começo

Fátima Bernardes (foto) até postou algo a respeito sobre o encontro dela e da sua equipe dentro da redação do “Encontro”, segunda-feira, depois de quase dois anos de afastamento. Começaram as reuniões de produção para o programa de 10º aniversário. A data em questão, 25 de junho, cairá num sábado, o que deve levar a comemoração para segunda-feira, 27.

Liberado

Vários atores já se despediram das gravações da primeira temporada de “Reis”. É o caso de Igor Cotrim, que faz Eliúde, um camponês israelita. O personagem é ficcional, mas possui uma grande importância para a história, que estreia dia 22 na Record.

Duplas definidas

Amanda Klein e Luís Ernesto Lacombe serão os mediadores do debate presidencial na Rede TV!, no dia 2 de setembro. Millena Machado e Mauro Tagliaferri foram designados para o estadual, com os candidatos ao Governo de São Paulo, no dia 9 do mesmo mês.

Band na F1

Nesta última segunda-feira, Rodolfo Schneider e Denis Gavazzi, diretores da Band, viajaram com destino ao Bahrein. Como pano de fundo, acompanhar a corrida que vai abrir o campeonato da Fórmula 1, no dia 20.

Porém...

A Band, desde já, pretende iniciar negociações com a Liberty Media, grupo proprietário da mais importante categoria do automobilismo mundial, para renovar o quanto antes os seus direitos. O contrato atual, assinado em fevereiro de 2021, é válido só até o final desta temporada.

Fatores

O desejo da Band em resolver o quanto antes o assunto da Fórmula 1, está apoiado em algumas questões. A principal delas é a de ordem comercial, entendendo que os resultados serão ainda mais compensadores agora com um brasileiro na pista. Caso de Pietro Fittipaldi, que vai substituir o russo Nilita Mazepin.

Bate-Rebate

Humberto Martins, longe da TV desde o segundo semestre de 2019, continua morando nos Estados Unidos e desenvolvendo um projeto para internet...
... Ele deve voltar na próxima novela de Gloria Perez, mas que ainda demora.
Sônia Blota voltará a ser correspondente da Band em Paris...
... Mas o trabalho que ela vem realizando por aqui não será interrompido...
... O jornal “Gente”, da Bandeirantes, será ancorado de lá.
SBT confirma para o dia 15 a coletiva de “Poliana Moça”, em forma híbrida, metade do povo presencial e outra parte online...
... A participação de Iris Abravanel é anunciada.
Renato Góes, liberado de “Pantanal”, vai aguardar o início de gravações de “Mar do Sertão”...
...É a próxima novela das seis, escrita por Mario Teixeira...
... “Mar do Sertão” continua com seus trabalhos de produção bem atrasados.