O jeito brasileiro de fazer novela está de volta

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

Alinne Moraes foi Bárbara em "Um Lugar ao Sol".

Nas novelas, a vida, dentro do possível, vai voltando ao que sempre foi.

Evidente que cuidados continuam sendo tomados, porque a pandemia ainda não foi totalmente exterminada, porém, já está sendo possível gravar na forma que foi no passado, com maior números de pessoas envolvidas e mais de uma frente de trabalho.

Aos poucos, também, vai deixando de existir a necessidade de promover estreais só depois de tudo pronto ou algo muito próximo disso, para não correr o risco de interrupções.

Diferente das séries ou filmes, que têm tiro curto, geralmente as novelas, com mais de seus cento e tantos capítulos, sempre exigem necessárias correções em seu desenvolvimento.

“Um Lugar ao Sol”, da Globo, é o exemplo mais recente. Depois de um começo muito bom, até surpreendente, a história foi se desmanchando no meio do caminho, porque não houve a possibilidade de alinhar o sentido de vários personagens.

A nossa dramaturgia foi construída com maneiras e ferramentas muito próprias, mas a chance de mexer ou alterar um rumo qualquer, não deve jamais deixar de existir. A possibilidade de intervir e reparar tem que acontecer o tempo todo.

Nome novo

Por causa de uma notificação da TV Cultura, a TV Jovem Pan deixou de usar “Entrelinhas”, como título do programa do Adalberto Piotto. De um dia para outro, sem maiores explicações, mudou para “Prós e Contras”. E vamos que vamos.

A propósito

Ontem, segunda, dia que a CNN Brasil estreou a sua nova programação, Virgílio Dias, diretor de redação da JP, distribuiu uma cópia da grade da concorrente e pediu atenção na passagem de programas. “Vamos ficar atentos na entrega. Separar algo interessante” para não perder o ritmo no final, apelou.

“Dono” do Jô

Um toque aqui no particular: Willen Van Weerelt, diretor do Jô Soares, desde o “Viva o Gordo”, depois “Veja o Gordo”, saída para o SBT e na volta a Globo, é o entrevistado do “Programa de Todos os Programas”. Nesta terça, 18h, ao vivo, no Youtube e redes sociais do R7.

Férias

Carolina Ferraz apresentou o último “Domingo Espetacular” e saiu de férias na Record. Nos próximos 15 dias, entenda-se dois finais de semana, será substituída por Patrícia Costa.

Variedades

Débora Selanne, que foi miss Campinas e modelo de várias agências, está apresentando o “Band Mulher”, programa local, diário das 13h às 14h. De arquitetura, decoração a como cuidar de seu pet, tem de tudo um pouco.

Cinema

Atualmente gravando “Todas as Garotas em Mim”, da Record, a atriz Bianca Palheiras (foto) será a protagonista de um novo filme do diretor Ajax Camacho, que também atua na série. Bianca é uma golpista em uma trama cheia de suspense, amor e morte, escrita por Ingrid Zavarezzi. Filmagens em Cuba.