O jeito brasileiro de fazer novela está de volta
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Nas novelas, a vida, dentro do possível, vai voltando ao que sempre foi.
Evidente que cuidados continuam sendo tomados, porque a pandemia ainda não foi totalmente exterminada, porém, já está sendo possível gravar na forma que foi no passado, com maior números de pessoas envolvidas e mais de uma frente de trabalho.
Aos poucos, também, vai deixando de existir a necessidade de promover estreais só depois de tudo pronto ou algo muito próximo disso, para não correr o risco de interrupções.
Diferente das séries ou filmes, que têm tiro curto, geralmente as novelas, com mais de seus cento e tantos capítulos, sempre exigem necessárias correções em seu desenvolvimento.
“Um Lugar ao Sol”, da Globo, é o exemplo mais recente. Depois de um começo muito bom, até surpreendente, a história foi se desmanchando no meio do caminho, porque não houve a possibilidade de alinhar o sentido de vários personagens.
A nossa dramaturgia foi construída com maneiras e ferramentas muito próprias, mas a chance de mexer ou alterar um rumo qualquer, não deve jamais deixar de existir. A possibilidade de intervir e reparar tem que acontecer o tempo todo.
Nome novo
Por causa de uma notificação da TV Cultura, a TV Jovem Pan deixou de usar “Entrelinhas”, como título do programa do Adalberto Piotto. De um dia para outro, sem maiores explicações, mudou para “Prós e Contras”. E vamos que vamos.
A propósito
Ontem, segunda, dia que a CNN Brasil estreou a sua nova programação, Virgílio Dias, diretor de redação da JP, distribuiu uma cópia da grade da concorrente e pediu atenção na passagem de programas. “Vamos ficar atentos na entrega. Separar algo interessante” para não perder o ritmo no final, apelou.
“Dono” do Jô
Um toque aqui no particular: Willen Van Weerelt, diretor do Jô Soares, desde o “Viva o Gordo”, depois “Veja o Gordo”, saída para o SBT e na volta a Globo, é o entrevistado do “Programa de Todos os Programas”. Nesta terça, 18h, ao vivo, no Youtube e redes sociais do R7.
Férias
Carolina Ferraz apresentou o último “Domingo Espetacular” e saiu de férias na Record. Nos próximos 15 dias, entenda-se dois finais de semana, será substituída por Patrícia Costa.
Variedades
Débora Selanne, que foi miss Campinas e modelo de várias agências, está apresentando o “Band Mulher”, programa local, diário das 13h às 14h. De arquitetura, decoração a como cuidar de seu pet, tem de tudo um pouco.
Cinema
Atualmente gravando “Todas as Garotas em Mim”, da Record, a atriz Bianca Palheiras (foto) será a protagonista de um novo filme do diretor Ajax Camacho, que também atua na série. Bianca é uma golpista em uma trama cheia de suspense, amor e morte, escrita por Ingrid Zavarezzi. Filmagens em Cuba.