Cresce interesse por programas de TV sobre empreendedorismo
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Tanto por desejo quanto por necessidade, o empreendedorismo é uma tendência que se intensificou no Brasil ao longo da pandemia. Até dezembro de 2021, a Receita Federal contabilizou 13,3 milhões de novos microempreendedores e nos dez primeiros meses do ano, segundo o Serasa Experian, 3,4 milhões de empresas foram criadas, um aumento de 21,4% em relação a 2020.
Também por aí, o interesse em programas de TV, em especial realities, relacionados a essa temática é crescente, e a produtora Floresta, da Sony Pictures Television, aproveitou a oportunidade para investir forte neste segmento.
O “Shark Tank Brasil”, por exemplo, faz parte do seu catálogo e caminha para a sétima temporada no Sony Channel. Nos últimos cinco anos, a versão brasileira do programa acumulou uma audiência de mais de 10 milhões de pessoas, e o canal no YouTube hoje conta com mais de 739 mil inscritos.
Outro destaque da produtora, disponível na Netflix desde 9 de fevereiro, é o “Ideias à Venda”, um game show com eliminações e prêmio final, apresentado por Eliana. A cada episódio, quatro empreendedores de um mesmo segmento apresentam seus produtos e os mais bem avaliados passam para a final. O prêmio é de 200 mil reais.
Os interessados em formatos do gênero podem ainda acompanhar “O Plano é Esse”, comandado por Danni Suzuki. É um reality de convivência do Multishow disponível no Globoplay, que premia o vencedor com 125 mil reais para investir no próprio negócio.
Avaliação
Ainda a propósito desse tema, Rogério Farah, diretor de entretenimento da Floresta, diz que empreender é um tabu para a audiência brasileira porque não aprendemos educação financeira nas escolas, “então muitos acham chato‘. Para ele, o grande desafio é fazer com que esses programas se tornem interessantes para as audiências, equilibrando doses de entretenimento com um conteúdo de valor, que possa educar o público.
Carro-chefe
A próxima novela das sete, “Cara e Coragem”, escrita por Cláudia Souto, é descrita como uma comédia romântica. Mas as cenas de ação serão o seu carro-chefe.
Na torcida
Marcelo Médici é um dos mais animados com essa possibilidade de trabalhar em uma nova sitcom, na Bandeirantes. Se confirmado o projeto, ele ficará no ar em duas TVs abertas. Como se sabe, a Globo tem acionado o “Vai Que Cola” nas noites de sábado.
Aquecimento
Na Band em São Paulo começam os preparativos para recepcionar as 12 concorrentes que irão disputar um papel na série da HBO Max “Segundas Intenções”. O concurso vai acontecer em maio no programa de Fausto Silva.
E aí?
Chama atenção como o “Programa Silvio Santos”, na versão comandada por Patrícia Abravanel, vem passando por mudanças no seu formato. E aí fica a pergunta: e quando o dono voltar?