Público sente falta de uma novelona

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

A experiente Glória Perez

A “Pantanal” de agora, artisticamente perfeita, está longe de alcançar a mesma repercussão da sua primeira versão, exibida há mais de 30 anos. A da Manchete, pela ousadia e beleza da sua narrativa e produção, surpreendeu o público com um trabalho completamente diferente de todos, que, na ocasião, era comum assistir. Saiu dos estúdios ou do 3 por 4 tradicional, para se embrenhar em uma região de rara beleza, que até então a maioria dos brasileiros não conhecia.

A edição de agora, repito, muito bem executada, não tem o inesperado a seu favor. E também cometeu o erro de não se adaptar aos tempos atuais e imprimir à sua narrativa, o ritmo, mais ágil e intenso, que hoje se exige em qualquer trabalho da dramaturgia.

Algo ou fatores que a Globo certamente poderá contar na nova novela da experiente Glória Perez, que conhece muito bem todas as curvas dessa estrada. “Travessia”, ao que se sabe até agora, vem com a mesma receita e ingredientes de “A Força do Querer”, “Salve Jorge” e “Caminho das Índias”, entre os mais recentes sucessos desta mesma autora.

Porteira

O ano de 2023 promete ser ainda mais intenso no campo do streaming em se tratando de séries nacionais. São diversos os novos projetos em andamento para Netflix, Prime Video, Disney, HBO/Discovery e, claro, Globoplay que, entre outros projetos trabalha no “Musa Música”. Só para se ter uma ideia do nível de produção, há roteiristas envolvidos em mais de dois projetos.

Nada ainda

Data hoje, nada a ser acrescentado sobre o interesse do SBT em transmitir a Série B do campeonato brasileiro, a partir do ano que vem. Não houve, nos últimos dias, nenhum progresso nas negociações.

Situação de momento

Aqui já foi falado no assunto, mas cabe acrescentar alguns detalhes sobre a fusão do Discovery Plus com a HBO Max. Tudo ainda limitado à reestruturação e à composição das suas estruturas. WarnerMedia e Discovery agora formam um time só.

Processos

Por enquanto, as atenções estão voltadas para a reorganização da companhia. Por aí se inclui também, a orçamentação e planejamento para o próximo ano. Questões mais corporativas. O start na produção ainda não aconteceu. Não há até agora uma data definida para isso.

Puxado

As novelas no horário das sete, da TV Globo, não têm propiciado resultados muito animadores. Raramente, “Cara e Coragem” ultrapassa a marca de 21 pontos. A sua antecessora, “Quanto Mais Vida, Melhor!”, também não registrou mais que isso. Cabe perguntar: qual será o futuro das novelas no horário das sete?

Chegando ao fim

A Record mostra neste domingo a primeira parte da final da terceira temporada do “Canta Comigo Teen”, com apresentação de Rodrigo Faro e Ticiane Pinheiro. Os jovens talentos vão tentar garantir sua vaga no Top 3 apresentando grandes sucessos da música nacional e internacional.