Drama do humor também passa pela renovação

Flávio Ricco com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

A atriz e diretora Cininha de Paula

A diretora Cininha de Paula interagiu com a notícia publicada aqui, domingo passado, sobre o momento do humor na TV Globo e apontou alguns prováveis motivos para o sucateamento: “...talvez a ausência de apostas em novos nomes...”.

De fato, o problema todo passa também por aí. E, muito disso pela preocupação que nunca houve em realizar um trabalho de renovação à altura.

Um descaso tamanho, que fica até difícil saber quem foi a última grande revelação.

Ah, mas e o pessoal da internet, do YouTube? Sim, cadê esse pessoal? E qual a sua relevância, em um universo que já teve Chico Anysio, Jô Soares, Costinha, Golias e tantos outros?

Cininha lembrou, ainda, e com propriedade que “o humor não vive só do factual”. “Tem assuntos e personagens que são existentes há séculos. Só muda a época e o figurino.”

No seu entendimento o descompromisso com o riso, na Globo e em todos os lugares, não está diretamente ligado aos recentes episódios de compliance, mas “talvez o desconhecimento do gênero possa ser o motivo”.

Nessa conta, então, os roteiristas têm que ser incluídos. Qual a parcela de culpa deles em todo esse cenário? Até porque, há muitos poucos dedicando-se somente a isso. Falta renovação também?

Cininha, sobrinha de Chico Anysio, trabalhou 32 anos na Globo e, após deixar o canal, voltou-se para trabalhos por obra, como a série “O Coro”, do Disney+.

 

Drama

O fato é, e para alguns é complicado encarar, que a televisão como um todo, no caso do humor, perdeu completamente a mão. Os programas do gênero deixaram de existir por absoluta falta de saber fazer.


Olha o exemplo

No ano passado, a Band, até com a melhor das intenções, decidiu produzir um sitcom. Montou até um elenco dos melhores. Mas se esqueceu de que pare isso seria necessário ter alguém do ramo escrevendo e outros na retaguarda. Resultado: durou pouco. Saiu do ar melancolicamente.

Empurra-empurra

O que se observa, em todo esse curioso cenário, é que ninguém quer assumir a responsabilidade de nada. Os que se julgam especialista na matéria jogam a culpa nas TVs que não investem. Já as TVs entendem que esses especialistas não existem. Não sabem fazer.


Musa

De férias na Globo após o trabalho em “Cara e Coragem”, Paolla Oliveira (foto) agora é só Carnaval. A atriz será a nova musa do Camarote Arpoador, anunciado como maior espaço privado da Sapucaí. Paolla que também vai ocupar o posto de rainha da Grande Rio pela quinta vez.

Pediu a palavra

Em letras de forma, Otaviano Costa informou que o seu contrato com o SBT/Discovery, de apenas três meses, foi só para apresentar a competição de culinária “Cozinhe se Puder - Mestres da Sabotagem”, exibido no ano passado. Mas parou por aí. Atualmente não tem compromisso com nenhuma TV.

É notícia

Kennedy Alencar (re)estreia o “É Notícia” nesta quinta-feira, às 23h15, na Rede TV!. A partir das edições seguintes, entrará sempre às 23h45. Programa de entrevistas com personalidades de destaque em suas áreas de atuação: economia, política, saúde e cultura.

Comédia

Thati Lopes anuncia para breve o lançamento do seu novo filme, “La Situación”, ao lado de Natália Lage, Júlia Rabello, Dudu Azevedo, entre outros. As protagonistas buscam uma misteriosa herança na Argentina e encaram situações perigosas ao se envolverem, sem saber, com traficantes.

Ao trabalho

Miguel Coelho começa a gravar nesta sexta-feira participação nas próximas temporadas de “Reis”. Mefibosete é o seu novo personagem.