Globo: só ex-jogadores comentando futebol
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Informação que vem dos interiores da Globo, no Rio, de fontes muito próximas à chefia do seu departamento de esportes, dá conta de mudanças no funcionamento do setor, já estabelecidas e que serão gradativamente implementadas.
A informação anunciada como principal é que, muito em breve, e de acordo com o vencimento dos contratos, em seus quadros só permaneçam ex-jogadores como comentaristas de futebol e mais nenhum jornalista na função.
Hoje, já há quase uma totalidade, mas ainda existem como ressalvas das mais saudáveis, nomes como os do Lédio Carmona, Maurício Noriega, Paulo César Vasconcellos, Alexandre Lozetti e Sérgio Xavier Filho, entre outros poucos.
Se isso vier a se confirmar, será uma atitude das mais lamentáveis, até porque a história demonstra que o rádio e a TV já tiveram excelentes analistas sem passado como atletas e grandes jogadores, que nunca tiveram sucesso como treinadores.
Vale acrescentar
Que na TV Globo é assim, já há algum tempo. Caio Ribeiro, Junior e Roger Flores, seus atuais comentaristas, são todos ex-jogadores. Assim como Paulo Roberto Falcão e Casagrande, fora há algum tempo. A informação é que agora no SporTV, em se tratando dos homens, também será a mesma coisa.
Outro lado
Evidentemente, a Globo foi consultada sobre o assunto acima colocado. Mas até o fechamento desta coluna, não chegou um retorno oficial.
No geral
Sem querer cometer qualquer injustiça com quem quer que seja, devemos elogiar o trabalho dos jornalistas brasileiros na Turquia, acompanhando as consequências da tragédia da semana passada. Uma missão que é desafiadora para todos, porque as condições são as mais adversas, principalmente no aspecto emocional.
No particular
A amizade, proximidade mesmo, com certas pessoas, em algumas ocasiões nos deixa um pouco embaraçados no momento de destacar os seus feitos. Mas com o Roberto Cabrini (foto), sinceramente, não dá. É impressionante o que ele sempre faz. A sua determinação. Foi à Turquia enfrentando dificuldades de voos, aeroportos fechados, e está lá acompanhando tudo. O resgate da menina de 15 anos, mostrado no “Domingo Espetacular”, foi tocante demais.
Cronograma
SBT e Prime Video estão muito ajustados quanto ao esquema de lançamento da primeira novela da parceria, “A infância de Romeu e Julieta”. A estreia acontecerá primeiro no streaming e depois na TV, mas com uma diferença de datas bem pequena.
A propósito
Em se tratando do SBT, já de algum tempo está havendo uma cobrança muito forte do seu presidente, José Roberto Maciel, em cima dos seus diretores sobre novos projetos. Independentemente de Silvio Santos pedir ou não. A obrigação de todos é fazer a sua parte.
Um problema
SBT e Band estão anunciando transmissões do Carnaval da Bahia. A Globo também, colocando à frente o nome da Ivete Sangalo, hoje sua contratada. Será que a passagem do carro dela, nesta próxima sexta e na terça-feira, será mostrada nas concorrentes?
Por sua vez
Patrícia Poeta, valendo-se de toda essa estrutura da Globo, vai a Salvador na sexta-feira para gravar uma entrevista especial com Ivete Sangalo para o “Encontro”. Será a sua primeira vez em um trio elétrico.