Globo está mais exigente na avaliação de sinopses de novelas

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

Giovanna Antonelli em cena de "Travessia"

Houve um tempo na Globo em que seus autores nem precisavam de muita conversa para emplacar suas novelas nas mais diferentes “filas” da emissora. Muito provavelmente porque escreviam um sucesso atrás do outro e as sinopses quase não encontravam resistência interna. Eram os campeões de audiência, que não sofriam a concorrência de hoje, com YouTube, redes sociais, streaming e companhia bela.

E tal sucesso, lá atrás, vale lembrar, levou Silvio Santos a contratar três desses grandes autores: Gloria Perez, Walther Negrão e Benedito Ruy Barbosa, na esperança de montar um poderoso núcleo de dramaturgia. O problema é que a Globo deu uma volta no dono do SBT, convenceu o trio a permanecer na casa, e a partir daí se desenrolou uma guerra nos tribunais. Silvio moveu processos milionários contra os três autores e venceu. A Globo, pra variar, arcou com a conta. Mas, se no passado, os autores apresentavam seus projetos e o sinal verde para produção era algo até automático, a situação agora está muito diferente. A Globo, por exemplo, anda mais exigente em relação à qualidade das sinopses apresentadas. Ninguém leva mais no nome. Nem mesmo os veteranos. Sabe-se, inclusive, que haverá uma cobrança ainda maior da sua direção, em especial, sobre os roteiros apresentados para o horário das 21h. Isso pode até explicar um pouco essa nova onda de remakes.

Muita paciência

Nas próximas temporadas da série “Reis”, na Record, as servas de Abigail (Maiara Walsh) e Davi (Cirillo Luna), entre outras situações da trama, vão precisar de uma boa dose de paciência.

Tudo por conta do festival de casamentos que vai envolver o protagonista e irá alterar drasticamente a rotina das meninas. Davi terá oito esposas.

Espaço

Muito tem se falado sobre o protagonismo de atores mirins negros nas próximas novelas de Globo e SBT - Levi Asaf: Marcelino, em “Amor Perfeito”, e Miguel Ângelo: Romeu, em “A Infância de Romeu e Julieta”. Importante o espaço.

Mas vale muito lembrar que a própria emissora de Silvio Santos já havia aberto suas portas para o trabalho do então garotinho Jean Paulo Campos, o Cirilo, na novela “Carrossel”. Hoje, o ator se destaca em “Vai na Fé”.

Dois tempos

O ator Fábio Ventura, intérprete de Bernardo, pai de Romeu em “A Infância de Romeu e Julieta”, também estará em uma produção inédita do streaming da Globo.

Ele integra o elenco da série “Rio Connection”, ainda sem data de estreia na Globoplay.

Fascinado

“Estou fascinado pela tecnologia implantada na agricultura nos dias atuais, me apaixonei por esse ambiente e quis trazer para as telas.‘ Declaração de Walcyr Carrasco, autor da próxima novela das nove, “Terra e Paixão”.

Que conclui: “A história apresenta um grande drama amoroso e uma luta por herança, dentro de um ambiente agrícola, rural, uma parte do país ainda desconhecida por muitos, de uma maneira que não estamos acostumados a ver em novelas”.

Preferido

Cássio Gabus Mendes, atualmente na novela “Todas as Flores”, que volta ao ar em abril, tem uma grande torcida para viver Mario Fofoca no remake de “Elas Por Elas”. O ator, filho de Cassiano Gabus Mendes e sobrinho de Luís Gustavo, intérprete do personagem no original. A decisão está com a Globo. Amora Mautner vai dirigir.

Comédia

Com direção do argentino Juan Pablo Pires, o filme “Uma Babá Gloriosa” chegará aos cinemas no dia 17 de agosto.

Cleo faz a protagonista, Glória, moradora da periferia do Rio que sonha em se tornar estilista. Ela consegue um emprego de babá dos filhos de um casal bem-sucedido da indústria da moda. Só que as crianças vivem brigando, fazendo com que a babá precise lidar com toda a confusão.

O time

Além de Cleo, “Uma Babá Gloriosa” traz no elenco: Evelyn Castro, Rafa Kalimann, Carol Castro, Marcelo Serrado e Alexandra Richter. O elenco também conta com Susana Vieira e Giovanna Ewbank e, segundo os produtores, grandes nomes da música farão parte da trilha sonora.

Tá dentro

Além de Lilia Cabral, Ary Fontoura também já pode ser anunciado no elenco de “Fuzuê”, novela de Gustavo Reiz que vai substituir “Vai na Fé”.

Ary, sucesso na internet, está afastado de grandes trabalhos nas novelas desde “A Dona do Pedaço”(2019).