Novela diária no Brasil vai completar 60 anos

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

Cartaz de estreia da novela "2-5499 Ocupado"

A telenovela diária, na forma e conteúdo como conhecemos, vai completar 60 anos de exibição no Brasil em julho próximo.

Como bem lembra Mauro Alencar, consultor e doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana da USP, tudo começou com o então diretor artístico da TV Excelsior, Edson Leite. Incentivado pela Colgate-Palmolive, ele tratou de importar tudo da Argentina, entre texto, diretor e produtores. “0597 da Ocupado”, de Alberto Migré, aqui veio a se chamar “2-5499 Ocupado”, adaptação de Dulce Santucci, com Glória Menezes e Tarcísio Meira, direção de Tito di Miglio.

Na sequência, aí sim, foram comprados vários textos cubanos, entre eles, “O Direito de Nascer”, um tremendo sucesso.

Portanto, os dois pilares fundamentais que estruturam a teledramaturgia brasileira, vieram da Argentina e de Cuba, para só depois ganhar o nosso jeitão de fazer.

Vale registrar que a primeira genuinamente nacional foi produzida também em julho de 1963, “A Morta Sem Espelho”, de Nelson Rodrigues, com Fernanda Montenegro e Paulo Gracindo nos papéis principais. Direção de Fernando Torres e Sérgio Britto, exibida na TV Record e TV Rio.

Em tempo

A Record, em uma produção da JPO, do José Paulo Vallone, produziu em 1999 uma adaptação de “2-5499 Ocupado”, trabalho do Yves Dumont com base no texto argentino, direção de Jacques Lagoa e Rodolfo Silot.
Karina Barum e Maurício Mattar lideraram o elenco.

Outro detalhe

Edson Leite, um dos principais executivos da TV Excelsior, também foi um dos maiores locutores esportivos. Entre os seus bordões, “meu cronometro marca”.
Formou com Pedro Luiz, na Bandeirantes, uma das maiores duplas do rádio brasileiro.

Tava com saudades?

Terça-feira próxima, dia 7, 18h, ao vivo, volta o “Programa de Todos os Programas” nas redes sociais do R7. Uma volta cheia de novidades.
Eliana, apresentadora do SBT e com passagem também marcante pela Record, será a nossa convidada. Vai perder?

Deadline

Aviso aos interessados, entre canais abertos e da TV paga: o prazo final para entrega de propostas para transmissão da Champions League é o próximo dia 21.
Sem chance de prorrogação.

E outra

Quanto a Série B do campeonato brasileiro, naquilo que diz respeito à TV aberta, só a Band pode levar, até porque o SBT - que apresentou proposta no “primeiro turno” - acabou desistindo.
Resta, no entanto, uma conversa definitiva. A CBF e os clubes têm interesse em fechar com uma grande rede, para maior exposição das marcas e arenas.

Vale acrescentar

Muito provavelmente também, o pacote da Série B na TV fechada será dividido entre SporTV e ESPN, mesmo nenhuma das duas tendo apresentado novas propostas. A primeira de ambas deve prevalecer.
Quanto a continuar com a Globo na TV aberta, não há interesse da CBF e dos clubes, porque a exposição é sempre regional. Nunca em rede.

E mais um detalhe

É preciso avisar a CBF e os responsáveis pela Série B, que o campeonato começa no mês que vem.
Para qualquer televisão, aberta ou fechada, há a necessidade disso se resolver o mais rapidamente possível, para que existam condições de viabilizar a parte comercial. É um jogo contra o tempo.

Canta comigo

Agora em sua quinta edição, a próxima temporada do “Canta Comigo”, na Record, será exibida de abril a junho.
Total de 12 episódios.

Nada oficial

Stephanie Freitas está como superintendente de Jornalismo da Rede TV!, mas interinamente ainda.
Pelo menos, até agora, não saiu nenhum comunicado oficializando a sua escolha. Mas se o dono Amilcare Dallevo falou que será ela, não tem porque duvidar. Talvez uma questão burocrática.

Parelha

Os episódios da série “Betinho: No Fio da Navalha”, protagonizada por Júlio Andrade, em gravação para o Globoplay, serão acompanhados de subtítulos.
O da estreia será “Um Homem de Sorte”.

Mulheres no cinema

Dira Paes vai estrelar a campanha do Telecine para o Dia Internacional da Mulher - Mulheres Fazem Cinema.
Ao lado de Renata Boldrini e Bruna Scot, ela também participará de um debate no YouTube do canal, sobre a participação feminina na indústria cinematográfica nacional e a presença de mulheres em grandes premiações, como o Oscar.