O BBB está saudável. O Ibope é que não tem a ver com o do passado

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

MC Guimê, participante do BBB 23

O “BBB 23”, do jeito que vai, deve fechar a sua exibição com uma das piores audiências, desde a sua estreia em 2002. Números de hoje, corre o risco até de ser a mais baixa de todas.

Mas o que acontece? O programa foi bem divulgado. Comercialmente é um sucesso, tem uma execução impecável e sempre mexe, direta ou indiretamente, com os públicos mais diferentes, daí muitos não entenderem bem por que não consegue ao menos repetir os resultados de outras edições.

Desgaste da fórmula? Claro que não. O reality de confinamento é e, com certeza, por muito tempo ainda será um grande negócio para qualquer TV.

O que muitas pessoas não entenderam e talvez demorem um pouco para entender, é que a televisão de hoje não pode ser mais medida tão somente pelos índices do Ibope.

Natural que ainda são importantes, mas até eles próprios mudaram com o correr dos tempos, assim como outros componentes também passaram a ser considerados, para se chegar a uma avaliação perfeita e mais completa de qualquer produto. Isso já foi abordado aqui.

Por isso e por tudo, nada a ver as comparações e levantamento de números entre diferentes épocas.

Presta atenção

O Canal Brasil, em intervalos muito rápidos, apenas anuncia conteúdos da sua programação. Não tem comerciais.

Só precisa tomar um pouco mais de cuidado com suas escolhas. Hoje tem uma chamada no ar anunciando a estreia de Gilberto Gil em janeiro. Janeiro que já foi. Isso é meio que se desligar do tempo. Ou será que já é o próximo?

Monólogo

Lidi Lisboa deu uma mexida no visual após concluir as gravações da segunda temporada de “A Sogra que te pariu” para a Netflix. E agora vai de teatro.

“Lidi por Lidis”, um monólogo, é o espetáculo que ela vai estrear, em maio, inaugurando a sala do shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo. Roteiro e direção de Sérgio Tadeu.

Acelerado

O elenco de “Terra e Paixão”, próxima das 9h da noite na Globo, que gravou a primeira fase da novela no Mato Grosso do Sul só teve tempo de dar uma respirada.

Os trabalhos em estúdio já acontecem em um ritmo bem intenso. A estreia é logo aí.

Novo gás

A TV paga tem lá os seus problemas, que não são de hoje. Mas que se acentuaram muito a partir da pandemia, provocando perda de investimentos e de audiência.

No Grupo Globo, por exemplo, existe o desejo de dar uma turbinada na programação do GNT.

Não é por nada

E se não for pedir muito, já que existe essa disposição de mexer com o GNT, surfar na mesma onda com relação ao Multishow.

É um canal que já teve tempos muito melhores, mas que foi perdendo a sua importância. Salvam-se apenas as transmissões de grandes eventos, no mais caiu de bico. Deixa bem a desejar.

Caso sério

Como se falou no começo, a falta de bons conteúdos, em se tratando da TV paga, é um caso quase geral.

Salvam-se os de sempre, infantis, esporte e jornalismo. Filmes, a maioria, cheiram naftalina ainda existe naftalina?

Atenção, atenção

Amanhã, no “Domingo Espetacular”, toda a dinâmica do novo reality show da Record, “A Grande Conquista”, será explicada em detalhes.

Um trabalho dirigido também para os interessados em participar, com as presenças da apresentadora Mariana Rios e do diretor Rodrigo Carelli.

Outro detalhe

Também no “Domingo Espetacular”, o quadro em homenagem aos 70 anos da Record, desta vez, recebendo Ronnie Von como convidado.

Um momento de emoção. Houve todo um cuidado da produção em resgatar etapas da sua primeira passagem na emissora, em meados dos anos 60.

Passando a régua

Ainda em se tratando de Record, vale informar que as gravações da série “Mamonas Assassinas” devem seguir durante toda a próxima semana e se encerrar no próximo sábado.

Chuvas e casos de Covid comprometeram um pouco os planos iniciais.

Comédia

Nilton Bicudo, um dos destaques da primeira fase de “Todas as Flores” no Globoplay, tem retorno confirmado como Diguinho em “Os Farofeiros 2”.

Com roteiro de Paulo Cursino e direção de Roberto Santucci, as filmagens terão início em abril no Rio de Janeiro. Na sequência, Bicudo vai retomar a temporada do espetáculo “O Antipássaro” em São Paulo.