É bom parar de inventar moda nos títulos

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

César Tralli no estúdio do Jornal Hoje

A coisa mais difícil que tem, pode perguntar para qualquer publicitário, é estabelecer uma marca na cabeça do público. Entre pesquisas e levantamentos diversos, sempre é um enorme desafio.

Daí não se entender o porquê dessa insistência, de alguns setores da Globo, em querer adotar uma denominação modernosa para os seus noticiários. Aí o “Hoje” em querer virar “JH”, “Jornal Nacional” “JN”, “Jornal da Globo “JG” e, no caso de São Paulo, só como exemplo, mas que se estende às outras praças, “SPTV” em “SP”, 1 ou 2, dependendo do horário.

Algo, aliás, que o próprio telespectador demonstra em não querer assimilar. As pessoas continuam falando “Hoje”, “Jornal Nacional”, “Jornal da Globo”, “SPTV” etc., como aprenderam e aceitaram de muito tempo.

E também por não se tratar de uma teimosia que atinge ou contamina a todos. William Bonner, no final do “Jornal Nacional”, continua anunciando o “Jornal da Globo” como sempre fez. Nunca disse “JG”.

Então, duas observações: 1ª) falta de uniformidade e 2ª), a certeza de que essa história de chamar os noticiários como o povo da redação chama, não cola.

E é aí que fica difícil entender: se a Globo teve o mérito de consolidar essas marcas, por que querem mudar? TV é hábito também nisso.

Se ajeitando

A Endemol, para atender as suas necessidades, voltou a ocupar as instalações da Rede TV!. Já existem trabalhos programados para lá. Diante disso, vários camarins, que vinham a ser ocupados pelas produções da casa, foram liberados para uso da empresa locatária.

Vale lembrar

Como aqui já foi veiculada em outras ocasiões, a Endemol está construindo um moderno complexo de estúdios em Guarulhos. A previsão para a conclusão das obras é no final deste ano.

E hoje tem

Excepcionalmente nesta quinta, 18h, uma edição especial do “Programa de todos os programas”, totalmente dedicada ao novo reality show da Record, “A grande conquista”. Como convidados, pessoas diretamente ligadas à sua realização para explicar o funcionamento de tudo e tirar possíveis dúvidas.

Novo livro

Além de ator, Antonio Calloni também é escritor e poeta, com vários trabalhos publicados. E dos bons. Depois de “Além da ilusão”, na Globo, ele já está envolvido com um novo livro de poemas, chamado “O menino depois”. Ainda não existe uma data para a conclusão da obra.

Nota musical

“Quando a noite vem”, título do novo álbum do músico Zé Renato, chega às plataformas de streaming nesta sexta-feira (10). Patricia Pillar é quem assina a direção artística.

Programa novo

Thiago Asmar, o Pilhado, vai estrear o “Tá na roda”, já neste próximo domingo, das 14h às 18h na TV Jovem Pan. Em um dos quadros, “Perde peso”, vai mostrar tudo o que passou quando resolveu emagrecer nas mãos da equipe do José Aldo e dele próprio. Além de convidados, entrevistas e reportagens especiais.

Escalada

Tatiana Tiburcio acertou com a Globo para integrar o elenco de “Terra e paixão”, a substituta de “Travessia”. Jussara é a personagem, mãe da professora Aline, papel de Bárbara Reis.

Repórter Record

O “Repórter Record investigação” desta quinta-feira, 22h45, acompanha o dia a dia das mães de jovens que se envolveram com o crime e foram apreendidos em centros para menores infratores. “Amor sem limite”, trabalho dos repórteres Rogério Guimarães, Mariane Salerno e Wellington Farias, mostra as inúmeras dificuldades que essas mulheres passaram para ajudar os seus filhos. Apresentação de Luiz Fara Monteiro (foto).

Pedra em cima

A perspectiva é zero da CNN Brasil fechar qualquer acordo operacional com a Rede TV!. Vez por outra surge esse papo. O que existe, aí sim, é o desejo de negociar com algumas TVs independentes para a extensão de rede.