Falta de bons autores pode ser um drama
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
Em algum momento existiram controvérsias e até falsa impressão que não era bem assim, mas só uma fase ruim e que tudo acabaria se resolvendo com o tempo.
Só que não. As TVs interessadas, aquelas que trabalham com dramaturgia e mesmo o streaming, na parte que toca às nossas produções, precisam urgentemente se preocupar com a pouca quantidade de bons autores colocados à disposição.
A proporção, verifica-se, é completamente inversa às necessidades do mercado e ao crescimento no número de exigências.
E um problema que só veio se a se acentuar com o tempo, porque sempre foi muito forte a resistência em oferecer oportunidades aos novos valores do mercado.
A conta está chegando.
O forte apelo aos remakes é só uma demonstração, pura e simples, da gravidade do problema. Ou se encara isso com a responsabilidade merecida ou será um drama que só se ampliará com o tempo.
Tecnologia
O Grupo Disney, conforme revelado pelo executivo Jon Favreau, filmou mais de 50% da primeira temporada de “The Mandalorian”, um de seus sucessos recentes, em um set digital, com a nova tecnologia possibilitada pelo Unreal Engine, motor gráfico mais utilizado para o desenvolvimento de games atualmente. Por aí, a tecnologia empregada na série “1899”, da Netflix, também foi classificada como revolucionária para a indústria do cinema. Pela primeira vez, um roteiro planejado para ser desenvolvido em uma locação convencional foi totalmente executado com o uso de Painéis de Led de alta resolução.
Pioneirismo
E é essa tecnologia, Unreal, (irreal, na tradução livre), hoje largamente usada em grandes produções do cinema e de plataformas de streaming, que passa a fazer parte do expediente de trabalho da oitava temporada da série “Reis -- A consequência”, na Record. A primeira gravação, inclusive, está marcada para amanhã, quarta-feira (19) e cercada de expectativas. Em dramaturgia, um pioneirismo da equipe liderada pelo diretor Leonardo Miranda na emissora. Assim, a série “Reis” se aproxima cada vez mais do universo da indústria cinematográfica.
Ranking
O programa “Apito final”, agora comandado por Neto, que estreou domingo em substituição ao “Terceiro Tempo”, manteve a Band na quarta posição de audiência na Grande São Paulo. Deu 1,3 ponto. Na faixa das 22h05 à 0h07, ficou atrás de Globo, SBT e Record, mas superou Gazeta e Rede TV!.
Marcação cerrada
Há poucos dias, a Globo reuniu em São Paulo alguns dos seus principais autores de novelas para um “Treinamento sobre diversidade”. Na verdade, desde os tristes episódios relatados nos bastidores de “Nos tempos do imperador”, a emissora tem se esforçado para que situações dessa natureza não voltem a acontecer. E isso inclui um pacote de regras para seus profissionais e uma vigília constante.
Agora é assim
Porém, ao mesmo tempo que sobram elogios em relação a essa postura da Globo no campo da diversidade, por se tratar de uma temática de extrema relevância social, em especial no ambiente de trabalho, por outra, as suas equipes de novelas já não têm mais a mesma liberdade de antes, incluindo montagem dos grupos. Agora, todos precisam seguir uma série de determinações.
Pipoca
A nova temporada do programa “Pipoca da Ivete”, sob o comando de Ivete Sangalo, irá ao ar de setembro a dezembro, num total de 14 edições. Exibição nas tardes de domingo.
Créditos
O nome da autora Thelma Guedes passará a aparecer nos créditos de “Terra e paixão” a partir do dia 31 de julho, de acordo com os cálculos da equipe. Já a reunião promovida semana passada pelo diretor Luís Henrique Rios com todo o elenco, para aparar possíveis arestas e pedir mais empenho de todos, foi considerada um sucesso. A ideia é que surja “uma nova” “Terra e paixão” a partir daí.
Bicho pegou
O problema com cenário que desabou, ao vivo, sexta-feira, durante a exibição do “CNN Manhã”, apresentado por Roberto Nonato e Nicole Fusco, pegou mal. Segundo se informa por lá, demissões não estão descartadas.
Nada disso
Vez por outra sempre aparece alguém aposentando Raul Gil. Dizendo que seu programa dos sábados, no SBT, vai sair do ar. Coisa de quem não sabe nada. Via Silvio Santos, a ordem é ninguém mexer com ele.
Bate-Rebate
O canal Nick Jr. anuncia sua nova série infantil: “Música de brinquedo”, com a banda Pato Fu, composta por Fernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Glauco Nastacia e Richard Neves, e bonecos criados pelo Grupo Giramundo...
...Estreia dia 5 de agosto, às 12h30.Podcast “Benja Me Mucho” terá como convidado o atacante Rodrygo, da seleção brasileira e do Real Madrid.
No dia 10 de agosto, Ângela Dippe retorna com o espetáculo “Da puberdade à menopausa”, no Teatro J. Safra, em São Paulo.
Está em fase avançada a edição do filme “Meu cunhado é um vampiro”, da Netflix...
...As filmagens terminaram em agosto de 2022 e estreia está prevista para o final de 2023...
... Leandro Hassum, Rômulo Arantes Neto, Mel Maia, Renata Brás, Monique Alfradique e Edson Celulari estão no elenco.
Depois de Paulo Rocha, estão chegando à “Terra e paixão”: Alexandra Richter, Hugo Resende, Flávio Mattos e Patrícia Pinho...
... Falando em “Terra e paixão”, e a cena da briga entre Thati Lopes e Gloria Pires...
...Tipo “será que eu posso bater nela?”...
Alice Wegmann concluiu seu trabalho nas gravações da série “Justiça 2”.
Cláudio Egídio entra na terceira temporada de “Arcanjo renegado”...
... O ator viverá um pastor na trama, que tem Marcello Melo Júnior como protagonista.