Kantar IBOPE tem planos de ampliar sua base de pesquisas da TV em 2024c
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
É elogiável o trabalho do Kantar IBOPE, naquilo que veio a ser feito no rádio e como já acontece em São Paulo, por exemplo. O relatório apresentado é amplo e dos mais minuciosos, apontando a audiência em todos os meios disponíveis, desde um simples receptor até os rádios nos carros e WEB.
Aos meios tradicionais e conhecidos vieram se somar as transmissões pela internet, muitas já estabelecidas e outras em franca expansão.
Tudo é detalhadamente apresentado, transformando-se em algo que veio facilitar enormemente o mercado comercial, entre anunciantes e agências de propaganda. Um avanço significativo.
Naquilo que diz respeito à televisão, a coleta de dados também já passou a reunir dados de até sete dias, o que permite analisar melhor o desempenho de cada programa no período e não só pelo minuto a minuto ou consolidado do dia seguinte, como foi por muito tempo. Um serviço que, por enquanto, é levantado só por meio do próprio televisor.
Mas algo que, segundo se informa, será ampliado para telas menores, celulares e tablets, até o final do ano que vem, o que tornará os serviços muito mais abrangentes.
Lançamento
“Cirurgiões: No Limite da Vida” é a estreia do Discovery Home & Health no próximo dia 12, às 22h25, e também no Discovery+. O programa acompanha o cotidiano frenético de alguns dos melhores cirurgiões do Reino Unido.
Muita calma
A direção da Band optou por desenvolver um novo projeto para o canal 21, mas não marcou data para isso. Só depois de resolvido como funcionará, é que serão desenvolvidos os primeiros estudos. A ordem, por enquanto, é o silêncio.
Queda livre
O “Vai que Cola”, ainda que considerando as escassas iniciativas no gênero, sempre esteve na linha de frente dos atuais programas de humor. Esteve, no passado. Esta sua última temporada tem texto fraquíssimo, elenco desencontrado e sem pegada.
Transformação
O grande barato do “Vai que Cola” sempre foi o cotidiano no subúrbio carioca. Agora, sei lá de quem foi a ideia, está com um jeitão mais sertanejo. Ladeira abaixo.
Lembrete
Aviso que vale não só para o “Vai que Cola”, mas para outras iniciativas do tipo, até mesmo séries e novelas: não sendo em todas, a maior parte das cenas precisa sempre ter atores do elenco principal em cena. Só com convidados, em participações eventuais, descaracteriza tudo.
Preparação
Rafa Kalimann, que já teve sua presença contestada em outros trabalhos, foi confirmada pela Globo para a novela do Daniel Ortiz, “A Vovó Sumiu”, na fila das 19h. Segundo pessoal de lá, existe um trabalho de preparação dos mais intensos para esta estreia nas novelas.
Tempos diferentes
João Silva, filho do Fausto, já está com tudo definido para a estreia do seu programa na Band. João Augusto, filho do Gugu, também pretende se dedicar à televisão e já tem até alguma coisa apalavrada com o SBT, mas não para tão já. Só depois de concluir os seus estudos.
Muito louco isso
A FIFA, com raras exceções, sempre definiu um país para a realização da Copa do Mundo. Em 2002, por exemplo, Japão e Coreia do Sul. A próxima, agora, será em três países: Estados Unidos, México e Canadá. E em 2030, já pensam em seis países. É impossível imaginar quanto isso poderá custar para quem quiser transmitir.
Calma lá
Pouca coisa se sabe, mas muito se tem falado do projeto de um novo programa do SBT para as suas manhãs. Uma estreia que está prevista só para o ano que vem. Até um título, “Vem pra cá”, foi divulgado sem qualquer confirmação e, agora se sabe, sem quase nenhuma chance de prevalecer. Existem outros, que nunca foram usados, em estudo.
Escalada
A atriz Mila Carmo, intérprete de Vicky em “Salve-se Quem Puder”, voltará a trabalhar com o autor Daniel Ortiz. Ela foi convidada para integrar o elenco de “A Vovó Sumiu”, substituta de “Fuzuê”. Numa dessas, a personagem também vai se chamar... Mila. Papel importante da trama.