O cuidado com o texto é essencial

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

Exemplo de tela poluída

Mais que uma necessidade, o cuidado com o texto é uma obrigação em todo o jornalismo, mas também na TV e por parte dos seus editores.

Por isso, a insistência em, muitas vezes, chamar atenção para as tarjas dos canais de jornalismo, colocadas na parte inferior da tela, que em várias ocasiões deixam passar erros grotescos.

Primeiro que a existência disso é bem discutível. Porque outros países inventaram e insistem nisso, resolveram copiar aqui. Uma poluição terrível.

Aliás, merece prêmio e ser reconhecido como gênio, aquele capaz de ler tudo que aparece embaixo, inclusive nas rotatórias e, ao mesmo tempo, captar o que é mostrado numa reportagem, falado pelo apresentador, a informação do tempo, hora e outros penduricalhos. Humanamente impossível. O que precisa mesmo é tratar bem da notícia.

Na GloboNews, dia desses, falou-se de um assunto muito sério: a violência sexual praticada contra crianças. O editor de texto resolveu escrever assim: “64% das crianças são estupradas em casa”. Será que o correto não seria: dos casos de estupro em crianças, “64% acontecem dentro de casa”? Detalhes que põem parece irrelevantes, mas que mudam completamente o sentido e a verdade de um fato.

Trabalho especial

Sobre “Família é Tudo”, da Globo, que terá Arlette Salles como protagonista, uma das principais apostas é a presença de Rafa Kalymann em seu elenco. Todo um trabalho especial de preparação vem sendo feito com ela.

Agora vai

Ainda em se tratando de novelas da Globo, há o desejo de, logo no começo do ano, conseguir fechar o elenco de “Mania de Você”, do João Emanuel Carneiro, que vai entrar na sequência de “Renascer”. Trata-se de um autor sempre muito econômico em tramas e personagens.

Vai longe

“Rensga Hits”, série do Globoplay, com Alice Wegmann e Lorena Comparato como protagonistas, já tem as gravações da sua terceira temporada praticamente concluídas. O lançamento da segunda está previsto para maio.

Promessa

No SBT, pessoal do jornalismo trabalha com a certeza de que, agora no começo do ano, finalmente, serão atendidas algumas das reivindicações do departamento, indispensáveis para o seu bom funcionamento. Já existe, inclusive, uma lista de prioridades.

Entre elas

O jornalismo do SBT deseja trabalhar com melhores condições, inclusive poder ampliar o seu quadro de colaboradores. Além de reforçar a redação de São Paulo, pretende-se também contar com uma participação mais efetiva de toda a sua rede, entre emissoras próprias e afiliadas.

Teatro

Na paralela da TV, Rodrigo Lombardi (foto) prepara sua volta aos palcos em “Querido Evan Hansen”, musical americano de grande sucesso, que será montado aqui no Brasil. A direção será de Tadeu Aguiar, com estreia prevista para junho, no Rio.