O fim do banco de elenco só beneficiou o mercado

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

Ísis Valverde

O mundo mudou. O contrato de longa duração, que originou o “banco de elenco”, virou coisa do passado e, se não foi totalmente extinto, está bem próximo disso.

Em se tratando da teledramaturgia brasileira, essa troca de cenário, pelo compromisso por obra certa, modificou quase que inteiramente a vida de um grande número de atores.

Entre prós e contras, percebe-se que o lado dos benefícios são bem significativos.

Se antes, para uma boa maioria, se prestava serviço à uma única TV e se trabalhava apenas no instante em que era chamado, agora deixou de ser assim.

Hoje, percebe-se uma movimentação muito maior no mercado, que, além de mais receptivo, também passou a obedecer uma dinâmica bem diferente daquela de tantos anos. Além da espera de um chamado, veio existir também a necessidade de sair atrás, o que fez ampliar de maneira bem importante e muito mais igualitária a possibilidade de todos.

Foi um ponto que, em seu início, provocou estranhamentos e preocupações, mas que acaba sendo benéfico e mais justo para a grande maioria.

O problema

“Elas por Elas”, em torno de tudo que vem acontecendo, foi um erro da Globo, desde o momento da sua escolha. Era uma novela por tudo texto, elenco, direção, etc., impossível de repetir o sucesso que conseguiu no passado. Agora é procurar levar até o fim da melhor maneira possível.

Férias

Patrícia Poeta entrou em período de férias na Globo. Durante a sua ausência, a dupla Tati Machado e Valéria Almeida ficará responsável pelo “Encontro”. Aliás, assim como recentemente aconteceu em Goiânia, o programa será ainda mais utilizado em eventos institucionais da Globo em 2024.

Mês de trabalho

Janeiro, para o Paulo Vieira será um mês de muito trabalho. Agora jurado titular do “The Masked Singer Brasil”, ele também já irá se envolver com as gravações de “Pablo e Luisão”, série criada por ele para o Globoplay.

Nova temporada

O “Masked”, em sua nova temporada, além do Paulo Vieira, terá também José Loreto no grupo de jurados. As gravações no WTC, em São Paulo, começam no dia 8 de janeiro, e como novidades artísticas, a presença de quatro participantes virtuais.

Teatro

Nem as festas ou preparativos delas comprometeram os preparativos da peça “Cá Entre Nós”, de Raphael Gama. A estreia será agora, já no início de 2024, trazendo Cristiana Oliveira de volta aos palcos, ao lado de Suzy Rêgo e Eduardo Martini.

Streaming

Alejandro Claveaux finaliza em fevereiro as gravações da terceira temporada de “Rensga Hits”, série do Globoplay. Serão oito episódios, com lançamento previsto para 2025.

Está no pacote

O 21, da Band, deverá receber investimentos neste início de temporada e estudos mais detalhados sobre o funcionamento da sua linha de produção. A ideia é, muito em breve, apresentá-la no mercado como uma nova rede.

Duas canoas

Simultaneamente ao início das gravações de “Família é Tudo”, Lucy Ramos também se dedicou aos trabalhos do filme “O mundo que eu conheço já não existe mais”, com direção do seu marido Thiago Luciano. A previsão de lançamento já é para este próximo ano.