A história tem que ser respeitada
Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery
O estádio do Bragantino, hoje Red Bull Bragantino, de Bragança Paulista, durante anos e anos foi chamado de Estádio Marcelo Stéfani, porque ele e a família dele, ainda na década de 20, doaram o terreno para a sua construção.
Muitos anos depois, em 2009, o então presidente do clube, Marcos Chedid, decidiu homenagear o pai, Nabi Abi Chedid, que foi um homem ligado ao futebol, presidente do clube e passagens na FPF e CBF. Apesar dos protestos de boa parte da população da cidade, o nome foi mudado. Virou Nabizão. No mínimo, uma grosseria.
Ainda recentemente, existiu um movimento parecido no Maracanã. Em vez de Jornalista Mário Filho, como é desde 1966, viu-se um certo movimento para substituir por Pelé. Felizmente, parou na vontade. O governador Cláudio Castro vetou a mudança.
Agora, diferentemente do que foi em Bragança, espera-se que em São Paulo se repita o mesmo que aconteceu no Rio. O Mercado Livre, que adquiriu os naming rights do Pacaembu, não deve nem de longe pensar em tirar o nome de Paulo Machado de Carvalho, considerando que há toda uma história envolvida, a ser respeitada e conservada. Da fachada e nem de lugar nenhum. O dr. Paulo foi um homem que dedicou sua vida ao esporte, o Marechal da Vitória, fundador da Rádio e TV Record. Mesmo para quem paga e passa a ter direitos completos, este bom senso deve prevalecer e nem ser discutido.
Fila
Day Mesquita (foto), que estará na reprise de “Cheias de Charme”, na Globo, tem dois novos trabalhos no streaming, para lançamento ainda este ano. Em “Tudo de Bom”, minissérie ambientada nos anos 1980, ela faz a ex-vedete Simone Mantovani. Na outra, “Caminhos”, título provisório, sua personagem convive com surtos psicóticos e traços de esquizofrenia.
Homens trabalhando
O novo cenário do “SBT Brasil” está em construção e precisa de mais uns 20 dias para ficar totalmente pronto. No papel, dizem, é muito bonito. Inclusive com uma bancada menor, para servir seu único apresentador, Cesar Filho. Estreia em 11 de março.
Pegando aí
Pessoal que vive o SBT, conhece como funcionam as coisas lá dentro, tem demonstrado preocupações com tanta demora para se tomar certas decisões. Existem providências para ontem, com a proximidade de estreias, só que pouca coisa consegue sair do lugar.
Cem vozes
A Endemol-Shine iniciou contato com o pessoal da música para definir os 100 jurados das próximas temporadas do reality “Canta Comigo”. Como destacado, as duas edições estão confirmadas na programação 2024 da Record, sob o comando de Rodrigo Faro.