Renato Machado estreia documentário na TV paga

Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Por Cruzeiro do Sul

Renato Machado

 

Renato Machado, que trabalhou durante décadas no jornalismo da Globo nas mais diferentes funções, acertou com o Sabor & Arte, da Newco, programadora de canais pagos do Grupo Bandeirantes.

No dia 14 de março, às 20h30, ele estreia o documentário “Uma Semana na Provence com Renato Machado”. O programa é um relato pessoal sobre uma das regiões mais emblemáticas da França e nasceu do desejo do jornalista de mostrar a ‘sua’ Provence.

No trajeto, ele percorre adegas, vinhedos, campos de oliveiras, promove bate-papos, prova os sabores das feiras locais e destaca como os produtos orgânicos são uma prática há muito assimilada e respeitada na região. É da Provence, desenhada por campos floridos, que saem grandes perfumes franceses, conhecidos internacionalmente.

Renato possui um especial interesse pelo universo da música e escolheu algumas peças do compositor Claude Debussy para ajudá-lo a vestir o seu relato pessoal.

O jornalista ingressou na Globo em 1982 e deixou o canal em 2021.

Conflito

Giullia Buscacio (foto) começou a gravar como Sandra, filha de Egídio (Vladimir Brichta) e de Dona Patroa (Camila Morgado), em “Renascer”. Descrita como inteligente e independente, ela volta para a fazenda da família depois de ter trancado o curso de Direito em Salvador. Vai se apaixonar por João Pedro (Juan Paiva), filho do inimigo de seu pai, José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Talento

A propósito de “Renascer”, vale destacar o trabalho dessa jovem atriz, Samantha Jones, como Zinha. Ela que já havia feito um bonito trabalho em “Todas as Flores”, novela do Globoplay.

Memórias

Aguinaldo Silva planeja para julho o lançamento de um livro de memórias, pela Todavia Editora. Chama-se “Meu Passado me Perdoa”.

Programação

Em se tratando de TV aberta, observa-se uma grande movimentação na maioria delas: Globo, Record, SBT, Band e Rede TV!. Só que na TV Cultura, por enquanto, nada!

É pouco

Ainda em se tratando de Cultura, sabe-se apenas que o “Metrópolis” terá uma duração maior, possivelmente, a partir de março. É preciso muito mais para voltar a mexer com o ranking de audiência.

Perigo na área

A todos que têm feito testes no SBT, a informação é que as gravações da nova novela terão início em abril. Acontece que essas mesmas pessoas -- atrizes e atores -- também estão procurando se encaixar em outros lugares, entre TV, streaming e até cinema. A ordem, para evitar surpresas desagradáveis, é acelerar os trabalhos e as respostas.