As duas ligas de futebol e as TVs
Flávio Ricco com colaboração de José Carlos Nery
Os principais times do futebol brasileiro agora são representados por duas ligas diferentes, responsáveis por tratar e mediar todas as suas questões, de modo muito especial os direitos de transmissão do campeonato brasileiro a partir do ano que vem. O que se observa, no entanto, é que existe um comportamento bem diferente entre as duas.
Enquanto a Liga Forte se preocupa em tocar seus negócios de forma mais abrangente, procurando se apresentar e conversar com diferentes TVs, a Libra tem limitado suas negociações com a Globo. Nenhuma das outras TVs, pelo menos até aqui, foi procurada ou convidada a também participar.
Indelicadeza à parte, é também uma situação que causa estranheza e faz despertar dúvidas, que nos remetem a um passado em que o assunto futebol era todo tratado pelo Clube dos 13, a liga de então, que funcionou por 14 anos e fechou as portas em 2011. A sua extinção se deu a partir do instante em que o Corinthians decidiu sair fora, por não concordar com a divisão do dinheiro.
E parece que a história está para se repetir, com o mesmo Corinthians e Santos ameaçando trocar uma liga pela outra.
É o caso de se imaginar: se em uma só, a confusão já era tão grande, é de se imaginar o que nos espera agora com duas representatividades.
TV Tudo
Outro recuerdo
O assunto Série B do campeonato brasileiro bagunçou o mercado, deixando todos sem saber como isso vai ficar, após a Brax informar que não irá honrar o contrato dos direitos de transmissão. No passado, quando a Sport Promotion ficou inadimplente com a CBF, todos os contratos que existiam entre as partes foram imediatamente rompidos. Numa canetada só. A empresa, inclusive, se viu obrigada a pedir recuperação judicial.
E aí...
O desdobramento da situação de agora deixa a todos sem imaginar o que poderá acontecer, e num futuro muito breve. A Brax ainda tem hoje duas outras propriedades muito rentáveis com a CBF: a venda de placas e leds na Copa do Brasil e nos jogos das eliminatórias da Seleção Brasileira
Festa do cinema
Andréia Horta (foto) acertou com a Warner e será uma das atrações da TNT e Max na transmissão do “Oscar”, dia 10 de março. A apresentadora Aline Diniz, do canal Entre Migas, também fechou para o evento, que já conta com Caroline Ribeiro e Ana Furtado.
Noite simpática
O SBT e o pessoal do “The Noite”, capitaneado por Danilo Gentili e o diretor João Mesquita, recepcionaram a imprensa, quarta-feira, na Marguerita, do Esquerda. Uma noite bem especial, como parte das comemorações dos 10 anos do programa.
A propósito
Carlos Tramontina, ex-Globo, vai comandar o “The Noite”, na volta dos inéditos, segunda-feira, também em cima das comemorações do seu 10º aniversário. Caberá a ele, Tramontina, apresentar vários dados e curiosidades do programa, com Danilo e equipe assistindo tudo da plateia.
Importante reconhecer
O “Sem Censura”, que a Cissa Guimarães passou a apresentar na TV Brasil, era um programa que estava faltando. Fazendo falta na televisão. Um momento importante para poder conversar e refletir sobre determinados assuntos. Só uma observação: o pessoal do GC precisa intervir com mais frequência.
Alma do negócio
Na TV, em muitas ocasiões, também se usa de certos segredos, ou para surpreender o público ou não entregar para a concorrência. Está um zunzunzum forte de que já existe um “Globo Repórter” em produção sobre Silvio Santos. Consultadas, todas as partes envolvidas não confirmam.