Ibope despreza o poder da TV aberta
Há poucos dias, aqui se falou de um erro que o Ibope comete ao inserir num mesmo relatório a soma dos canais pagos e do streaming com as pontuações de cada TV aberta. Tudo junto e misturado.
A nosso ver, algo sem sentido, que pode levar um desavisado qualquer a interpretações erradas, completamente fora da realidade.
Houve quem concordasse, uma boa maioria por sinal, enquanto outros não, além de alguns ainda sem posição definida. Ou usando o tema para tangenciar por caminhos sem muito a ver.
De qualquer forma, continuamos entendendo que num país como o nosso, com a soberania da TV aberta, o conteúdo produzido incessantemente pelas grandes redes deve ser obrigatoriamente creditado a elas, independentemente da forma de acesso, PayTV ou qualquer outra plataforma.
Durante e depois da pandemia, de modo especial, o mundo sofreu enormes transformações, menos o universo das pesquisas de audiência.
Há uma necessidade absoluta de melhorar a amostra, não juntando tudo num pote só, mas em condições de apresentar relatórios absolutamente completos. Precisos. A Kantar, que conhecemos seu potencial, tem essa capacidade. Basta fazer.
A propósito
Sobre a trapalhada na medição do Ibope, na tarde de domingo, no consolidado, ontem (10), fizeram as correções necessárias. Diante do que aconteceu, e sistematicamente acontece, por que não acabam com o real time? O minuto a minuto?
Por favor
Quando se reclama por aqui da poluição na tela dos canais de jornalismo, pode ter certeza que isso não se dá só pela breguice, mas também maior risco de se cometer erros. Difícil entenderem que só o necessário nos basta. Por que empetecar tanto?
Sempre um estrago
Chegam, num mesmo momento, transmitir oito, nove informações ao mesmo tempo, como se alguém nesse mundo fosse capaz de assimilar tanto. Pois bem, é sempre um erro atrás do outro.
Liderança
A TV Jovem Pan, que várias vezes já foi alertada sobre isso, continua sendo a campeã das bobagens colocadas na tela. Olha o exemplo: “Os brasileiros não sacaram R$ 8,16 em recursos esquecidos”. Esqueceram de colocar o bi. Só isso.
Paladar
Blogueirinha, personagem de Bruno Matos, fará uma participação no “MasterChef” da Band, nesta terça-feira. Os cozinheiros terão de agradar o paladar dos jurados e da convidada especial com um cuscuz paulista.
Não se queixa
Com o tema “corretor de imóveis” em pauta, por causa da nova profissão do ator Marcello Antony em Portugal, vale lembrar também de um outro exemplo de sucesso nessa área. O apresentador e jornalista Guilherme Arruda, marido da Patrícia Maldonado, já há alguns anos trabalha como corretor nos Estados Unidos, onde a família passou a morar. E vai muito bem.
Últimos dias
Eliana, nesta terça, grava o “Programa Silvio Santos com Patrícia Abravanel”, que será levado ao ar no próximo domingo. Já amanhã, quarta, será a vez do “Eliana”, para exibição no dia 23, sua última aparição, não contando o Teleton, dias 8 e 9 de novembro.
Game show
Mônica Carvalho (foto) esteve na Argentina marcando presença nas gravações do “Acerte ou Caia!”, novo programa da Record comandado por Tom Cavalcante, com estreia em agosto nas tardes de domingo. “Foi bem divertido! É uma alegria ver o Tom de volta à TV‘, comemora Mônica. A atriz, ex-”No Limite”, da Globo, atualmente apresenta os prêmios da Telesena no SBT.