Ainda a questão da propaganda infantil

Por Cruzeiro do Sul

Elenco do ‘Quintal da Cultura’, produção da TV Cultura

A lei que proíbe a publicidade infantil na televisão, por mais absurdo que possa parecer, continua em pleno vigor, apesar de não ter igual validade para outros meios, como TV paga, YouTube e mesmo as redes sociais.

A grande questão de tudo, nos leva a fazer entender, está nas crianças. Umas devem ser diferentes das outras.

Ou, diante de tal distinção, o perigo alegado se restringe única e tão somente à TV aberta. Entre os riscos declarados, “estímulos à violência, ao estresse, à erotização, ao consumismo e riscos a doenças”.

Evidente que ninguém nesse mundo quer nada disso, porém, existiram gerações e gerações que amadureceram saudáveis e responsáveis assistindo programas infantis. Assim como sempre será correto agir, não só no caso em questão como em tudo, com total bom senso e responsabilidade.

Hoje, milhões de crianças são penalizadas porque não têm mais nada que interesse a elas na televisão aberta. Daí também não ser por acaso essa busca cada vez maior e mais incessante por aparelhos eletrônicos ou celulares.

Como se observa, há uma distorção, e o que falta mesmo é este assunto ser analisado com mais profundidade e sem caracterizar injustiças como temos atualmente.

NOTAS

Da mesma forma

É preciso saber também até que ponto SBT, Globo, Record, Band e companhia bela possuem interesse na questão da publicidade infantil. Se existe um movimento por parte delas em tentar alterar alguma coisa e voltar a trabalhar para este público.

Continuidade

As gravações de “A Caverna Encantada” (foto), mesmo diante dos últimos acontecimentos, não sofreram qualquer atraso. O roteiro estabelecido foi cumprido à risca pelo diretor Ricardo Mantoanelli. A equipe da autora Iris Abravanel também trabalha com uma boa frente de capítulos.

Disputa em SP

Diferentemente de todas as outras cidades, alguns dos principais candidatos a prefeito de São Paulo - Guilherme Boulos, Ricardo Nunes e José Luiz Datena - têm se negado a participar de debates. Para o próximo domingo, 18h, na TV Gazeta, só Tabata Amaral e Pablo Marçal confirmaram presença.

Até que ponto?

Boulos, Nunes e Datena, incomodados com o “descontrole” e ataques de Marçal, por meio de suas campanhas, parecem decididos a seguir com a mesma postura. Direito de cada um. Resta saber quem perde ou ganha mais com isso. Entre outros que existem neste primeiro turno, ainda faltam os debates do SBT, Globo e Record.

Documentário

Vicente Matheus, empresário espanhol naturalizado brasileiro, e que por 18 anos, exatos oito mandatos, foi presidente do Corinthians, terá toda a sua história contada em um documentário produzido pela Record, com lançamento previsto para setembro. Matheus é, até hoje, uma das principais referências do clube.

Acidente doméstico

Renata Alves, uma das apresentadoras do “Hoje em Dia” na Record, ficará afastada do programa toda essa semana. Fraturou o braço e foi necessário engessar.

Jornada dupla

“Neemias”, derivado de “A Rainha da Pérsia”, com estreia marcada para dia 30 de setembro no Univer Video, também contará com a figura do narrador. Na verdade, quatro: Hataque (Guilherme Boury), Shacar (Miguel Venerabile), Ananias (Flávio Pardal) e Elza (Camila Lorenzo).