‘Capitão América 4’: Anthony Mackie assume papel principal

Divulgação do trailer revela também Harrison Ford como General Ross

Por Cruzeiro do Sul

Anthony Mackie vive Sam Wilson, que tem uma longa jornada até receber o icônico escudo

O Marvel Studios surpreendeu na manhã de ontem (12), ao revelar o primeiro trailer do aguardado “Capitão América: Admirável Mundo Novo”. O quarto capítulo da franquia marca a estreia oficial de Sam Wilson - herói vivido por Anthony Mackie até então conhecido como Falcão — como o sucessor de Steven Rogers (Chris Evans) no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU).

Flertando com o thriller político, a prévia introduz Harrison Ford como General Ross, papel anteriormente interpretado por William Hurt, que morreu em 2022. Além de estar no centro da trama, agora como o presidente dos Estados Unidos, Ross também merece atenção por passar por uma transformação há muito especulada pelos leitores dos quadrinhos. Isso porque o trailer do novo Capitão América revela, ainda que rapidamente, uma cena em que o personagem assume a forma do Hulk Vermelho.

Além de Mackie e Ford, “Capitão América: Admirável Mundo Novo” conta com o retorno do ator Tim Blake Nelson como o vilão O Líder, e da atriz Liv Tyler, como Betty Ross, ambos os personagens introduzidos originalmente em “O Incrível Hulk”, de 2008.

Com direção de Julius Onah (“O Paradoxo Cloverfield”), “Capitão América: Admirável Mundo” tem estreia marcada para 14 de fevereiro de 2025.

Sam Wilson

A jornada de Sam Wilson até assumir o escudo do Capitão América não acontece do dia para a noite. Depois de receber em mãos o escudo icônico de um dos principais heróis da Casa das Ideias em “Vingadores: Ultimato”, o novo protagonista do MCU teve uma espécie de “segunda história de origem” na série do Disney+, “Falcão e o Soldado Invernal”. A produção colocou o personagem não apenas para lidar com o luto de perder seu melhor amigo, como também ressignificar símbolos tradicionalmente associados aos Estados Unidos em uma trama que discutiu temas como a crise dos refugiados e intervencionismo a partir da lente do debate racial.

Quer dizer, todo esse contexto torna a ascensão de Sam Wilson à primeira liga dos heróis da Marvel ainda mais simbólica. Afinal, da sua primeira aparição no MCU, em “Capitão América: Soldado Invernal” até o seriado, o Falcão era uma espécie de coadjuvante de luxo, cuja experiência militar era bastante útil nas missões in loco dos Vingadores. Agora, a história é outra: em “Capitão América: Admirável Mundo Novo”, Sam Wilson é colocado para entender o que de fato significa ser um líder. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)