Concertos da Osesp terão acesso gratuito pela Cultura em Casa
Vinte concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), gravados na Sala São Paulo, poderão ser assistidos na plataforma #CulturaEmCasa a partir desta quinta-feira (27).
A série Osesp Xpress, assinada por grandes regentes e músicos, terá concertos com uma média de duração entre 20 e 40 minutos.
O conteúdo é todo gratuito. Criada em abril, o #CulturaEmCasa pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é gerida pela Organização Amigos da Arte e já conta com mais de 1,5 milhão de acessos.
Concertos gravados na Sala São Paulo
Os concertos escolhidos foram gravados na Sala São Paulo entre 2015 e 2019. Aparecem na programação obras como Dois Violinos, uma das mais famosas de Johann Sebastian Bach, regida por Isaac Karabtchevsky; e O Rei Lear, OP 4, de Hector Berlioz, com a regência de Thierry Fischer.
Além dos concertos de curta duração, que integram a Osesp Xpress, a plataforma #CulturaEmCasa também apresenta em seu catálogo concertos completos da Orquestra Sinfônica de São Paulo como parte do Osesp Digital, também gravados na Sala São Paulo.
E, às terças-feiras, também na plataforma, os músicos da Osesp apresentam seus instrumentos em canções e obras específicas, de dentro de suas próprias casas.
Mais cultura
Outra atividade na plataforma é o Festival #CulturaEmCasa. São lives de artistas como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, entre outros.
De sexta a domingo, também às 21h30. E ainda as lives do Intensivão #CulturaEmCasa (terças e quintas-feiras às 17h), com uma série de aulas e palestras com tema diversos relacionados à arte e à criatividade.
Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp).
Sobre gastronomia, a plataforma tem o #SPGastonomia, de segunda a quinta-feira, às 19h30, com chefs, nutricionistas e especialistas ministrando aulas, receitas, histórias, curiosidades e debates sobre diversos temas relacionados à gastronomia de São Paulo.
Será uma grande vitrine da diversidade e da qualidade do setor. As lives têm nomes como Lucas Corazza, Mohamad Hindi, André Boccato, Morena Leite e Lucas Bernardini. (Estadão Conteúdo)