Festa celebra tradições nordestinas neste sábado em Sorocaba
Para celebrar a contribuição da comunidade nordestina no enriquecimento cultural e no desenvolvimento de Sorocaba, o Centro Cultural de Tradições Nordestinas de Sorocaba e Região (CCTN) realiza neste sábado, das 10h às 22h, a 7ª Festa das Tradições Nordestinas.
[irp posts="118130" ]
O evento, com entrada gratuita, acontece no terreno que abrigará sua futura sede, situado na rua Francisco Bueno de Camargo, s/n, no bairro Nova Sorocaba, e contará com extensa programação com shows musicais, danças típicas, teatro de mamulengo, literatura de cordel e exposição e feira de artesanato.
De acordo com a presidente do CCTN, Selma Araújo, essa edição será especial, pois marca o lançamento da construção da sede própria da entidade que, segundo ela, começará a ser erguida nos próximos dias, em sistema de mutirão.
“Já temos os materiais que foram doados por empresários e contaremos com o engajamento de mais de cem pessoas, amigos do CCTN”, comenta. Nesta primeira fase, serão construídos uma cozinha, banheiros e uma “palhoça”, como é chamada uma área coberta, multi-uso, que futuramente se integrarão a outras edificações do projeto assinado pelo arquiteto Fábio Augusto Bessornia.
Segundo Selma, a previsão é que essa etapa inicial seja concluída em menos de um mês, permitindo que a nova sede receba uma agenda permanente de atividades, como rodas de conversa, apresentações artísticas e cursos de gastronomia e artesanatos nordestinos, como renda renascença e renda filé. Recentemente a entidade cultural foi homologada pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa como Ponto de Cultura.
Essa será a primeira vez que festa, que já ocorreu em outras edições na praça Cel Fernando Prestes, acontecerá no local da futura sede da entidade. O terreno de 3,5 mil metros quadrados pertence à Prefeitura e foi cedido ao CCTN, por meio de um decreto assinado pelo então prefeito José Crespo (DEM), em abril de 2018, pelo prazo de 48 meses, isto é, até 2022.
A expectativa da diretoria da entidade era de que a prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) encaminhasse à Câmara Municipal um projeto de lei de concessão de uso por 30 anos, o que daria mais segurança jurídica ao CCTN para investir na construção da nova sede, mas que acabou não ocorrendo.
A concessão de direito real de uso do terreno não poderá ocorrer em 2020, já que a legislação proíbe esta prática em ano eleitoral. “Foi muito decepcionante, mas mesmo assim não vamos desanimar”, comenta Selma.
Produtos típicos
A festa de hoje contará com uma feira típica, cujo objetivo é fazer com que os visitantes se sintam num pedacinho do Nordeste. Além de barracas que oferecerão iguarias da culinária nordestina, o público poderá conferir artesanato, apresentações danças como o carimbó, forró, ciranda, maracatu, maculelê.
A programação contempla, ainda, atividades para as crianças, como literatura de cordel, teatro de mamulengos, ventríloquo e brinquedos infláveis.
O Dia das Tradições Nordestinas foi instituído por lei em Sorocaba em 2003, a ser comemorado, anualmente, no dia 13 de dezembro, data de nascimento do cantor e compositor Luiz Gonzaga, o “rei do baião” -- e quando também é comemorado o Dia Nacional do Forró.
Este ano, a festa foi transferida para o sábado para atrair um público maior ao longo de todo o dia. “O principal objetivo da festa é divulgar, preservar e valorizar a nossa cultura”, convida a presidente da entidade. (Felipe Shikama)
Programação da 7ª Festa das Tradições Nordestinas
10h - Abertura
11h - Trio de Forró Pé de Serra Tropeiros da Serra
12h - Grupo Folclórico Carimbolando
13h - Apresentação teatral “AMARias” -- Coletivo Cênico Dellàrt
14h - Maculelê
15h - Capoeira emboscada com o Mestre Baianinho e Mestre Pulga
16 - Teatro de Mamulengos Mestre Valdeck de Garanhuns
17h - Show da cantora Lenice Gomes
17h30 - Apresentação do grupo Maracatu Mukumby
20h - Show da cantora Márcia Mah