Cenas do cotidiano levam Liliana Alves à Interações 2

Artista visual sorocabana participa de exposição coletiva e gratuita

Por Da Redação

Liliana participa da exposição com trabalhos que reproduzem cenas do cotidiano.

A artista visual sorocabana Liliana Alves está participando de uma exposição coletiva na Galeria Lona, em São Paulo. Em Interações 2, ela expõe oito aquarelas. Trabalhos também podem ser vistos por meio de um tour on-line disponível no site da galeria.

Em seu trabalho criativo, conta Liliana, ela observa a beleza das cenas cotidianas que são, muitas vezes, consideradas banais. “O clima melancólico, afetivo, às vezes até nauseante, nasce do próprio processo da pintura”, completa. Assim, continua a artista, locais como ferros-velhos e brechós são fonte de inspiração dentro do seu processo criativo.

Sobre os registros do cotidiano feito pelas pinceladas de Liliane, o coordenador da exposição, Duílio Ferronato, analisa: “Talvez, daqui a 4 mil anos, rastreiem a partir de suas pinturas algo possível do que teria sido nossa vida no século 21.”

A artista, conforme a apresentação da sua obra na exposição, percorre os bairros, busca em casa de amigos e na sua própria residência, itens que a ajudem a repensar o objeto como parte de nossa civilização. Apropria-se de motivos simples do cotidiano para pintar; seus interesses são questões da pintura, da linguagem visual de onde nasce sua expressão poética. A artista organiza em tintas suas sensações e reflexões. “Mesmo no momento tão critico da pandemia não deixei de produzir e participar de exposições e editais”, comenta a artista. Liliana também foi selecionada para participar do Programa Exposições Marp 2020- Museu de Ribeirão Preto.

Interações 2

Em São Paulo, na galeria Lona, o Projeto Interações 2 ocupa a área expositiva do Anexo, onde uma diferente seleção de quatro artistas exibe sua proposta interativa. Com um amplo leque de possibilidades disponível, o desafio proposto ao público é antever qual a interação proposta pelos artistas.

“A simples perspectiva de interação sugere contaminação. As relações dos últimos dois anos entre os artistas da Lona Galeria têm se mostrado fecundas e incomuns. O grupo vem mantendo constante contato, trocando ideias e analisando ações mútuas. O contato artístico é tanto antropofágico como apropriador; basta um olhar e a transformação já principia. Artistas se contaminam de propósito com ideias, imagens e conversas. Não há lugar para barreiras. Os processos artísticos interessam tanto quanto o resultado e as provocações constantes que surgem de todas as partes, sejam na área criativa ou comercial, nos mantêm em alerta constante”, explica o coordenador Duílio Ferronato.

Os artistas se apropriam de imagens do cotidiano e, utilizando-as como base -- tanto de criação como de conceito, geram um produto final com força do reconhecível alterado. “A corrupção de uso e significado deixa o visitante numa posição inquieta, um pouco de espanto com um sorriso de desconfiança. E ser provocativo é uma das facetas da arte mais desejável”, define Ferronato. (Da Redação)

Serviço

Interações 2

Período: de 24 de abril a 22 de maio de 2021
Local: Anexo LONA
R. São Bento, 181 -- 1º. Andar - Centro, São Paulo
wtsp (11) 99403-0023
Visitas com agendamento --
MOSTRA VIRTUAL https://www.lonagaleria.com/