Maestro Eduardo Pereira assume regência da Orquestra Sinfônica
Aos 37 anos, ele substitui Ostergren e fará primeira apresentação dia 17
A Orquestra Sinfônica da Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec) de Sorocaba conta com um novo maestro. Aos 37 anos, Eduardo Pereira assumiu, no dia 10 de janeiro, o cargo de seu orientador de doutorado, o maestro Eduardo Ostergren, que esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Sorocaba por mais de 10 anos. O concerto de abertura da temporada 2022 com o novo maestro deve ser no dia 17 de março.
De acordo com o novo maestro, Ostergren decidiu se ausentar por motivos pessoais. Por isso, deixou à diretoria da Fundec nomes como indicação de profissionais para ocuparem seu lugar. Eduardo Pereira estava entre eles. “Foi uma felicidade poder ser orientando de doutorado dele e hoje poder assumir o cargo de tamanha responsabilidade, depois de 10 anos dele à frente da Orquestra, eu poder dar continuidade neste trabalho”, disse Pereira.
O presidente da Fundec, Antonio Carlos Sampaio explicou que o maestro Ostergren manifestou interesse em reduzir suas atividades profissionais por recomendação médica. “Foi uma decisão extremamente difícil, não só para encontrar um profissional à sua altura e que possa substituí-lo, como também pelo lado emocional, pois sempre foi uma pessoa extremamente querida por todos, tanto da diretoria, funcionários, músicos, professores e frequentadores dos concertos”, contou Sampaio.
Segundo o presidente da Fundação, a indicação de alto nível de Ostergren foi acatada, sendo o maestro Pereira o primeiro indicado. “O maestro Pereira foi convidado para reger a orquestra no final do ano, deixando uma ótima impressão a todos os envolvidos no processo”. Atualmente, o maestro Eduardo Ostergren, que esteve desde 2010 à frente dos músicos, tem o título de maestro Emérito.
O concerto de abertura da temporada 2022 com o novo maestro à frente da Orquestra Sinfônica de Sorocaba deve acontecer no dia 17 de março, às 20h, e dia 20, às 19h, na sala Fundec. O espetáculo “A Música da Alma: A História da Soul Music” contará a trajetória do desenvolvimento da soul music no mundo e terá arranjos originais feitos pelo músico Lipe Portinho.
Trajetória profissional
O paulista, Eduardo Pereira, estuda música desde os 7 anos de idade e é bacharel em trompete. Toda sua formação acadêmica, a partir dos 20 anos, foi direcionada para a regência. Uma vertente de seu trabalho são os espetáculos, chamados “crossover”.
Doutorando e Mestre em Regência Orquestral pelo Instituto de Artes da Unicamp, ele cursou MBA em Gestão Estratégica na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP). Eduardo possui uma vasta experiência no setor de entretenimento como maestro, diretor musical e arranjador.
Dirigiu os espetáculos “Bravo Pavarotti”, “Rod Hanna in Concert”, “Queen Experience in Concert”, “Abba Experience in Concert”, “Pink Floyd Experience in Concert”, “Anime Live Show”, “Marconi Araújo 30 anos” e os musicais “New York, New York”, “A Bela e a Fera”, “A Pequena Sereia” e “A Bela Adormecida”. Também dirigiu os Especiais de Natal da emissora de TV Rede Vida, o espetáculo “Musical Sinfônico” com a atriz Claudia Raia, e foi arranjador e assistente de direção musical de “Chaplin, o Musical”.
Eduardo Pereira foi o maestro nas turnês do grupo vocal “Il Divo” e do tenor italiano Emanuele Servidio com a turnê “Dall’Itália con Amore”, no Brasil. Sempre transitando entre os espetáculos e a música de concerto, atuou como diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro e nos últimos anos se apresentou junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de Santo André, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra de Sopros Brasileira, entre outras.
O maestro ainda é coordenador pedagógico do projeto “Solar Musical”, que oferece ensino gratuito de artes para crianças de baixa renda no interior de São Paulo. Com uma forte atuação empreendedora, elaborou uma série de vídeoaulas com temas relacionados ao empreendedorismo no setor cultural para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Nacional das Artes (Funarte), além de palestras em diversas instituições de ensino do País, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Eduardo é diretor da Life Concert Entretenimento, Curador Musical da Orquestra Sinfônica Brasileira, e agora, Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Sorocaba. (Kally Momesso)