Mostra de teatro on-line começa hoje e marca 10 anos do Grupo 59

Por Cruzeiro do Sul

"A Última História", sobre um circo em ruínas, será exibida dia 18.

Comemorando 10 anos de trajetória, completados em 2021, o Grupo 59 de Teatro apresenta programação on-line com dois espetáculos representativos de seu repertório e quatro encontros ao vivo com convidados para discutir temas pertinentes ao teatro. A “Mostra 59 -- 10 Anos em Cena” começou ontem (15) e segue até 4 de maio de 2022, com acesso gratuito pelo canal do grupo no YouTube.

Os espetáculos (gravados em vídeo) ficam disponíveis pelo período de 30 dias, a contar da primeira exibição. O primeiro é o infantil “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, a partir de 18 de março, seguido por “A Última História”, que começa no dia 1º de abril. Ambos serão abertos ao público a partir da meia-noite do dia da estreia.

Os encontros, realizados ao vivo e remotamente, contam com participação de convidados e convidadas, junto a integrantes do Grupo 59, para debater temas que emergem do fazer artístico do coletivo e sobre perspectivas pertinentes à retomada da produção teatral no novo contexto de produção. O primeiro encontro foi ontem (15) com a premiada diretora Cristiane Paoli Quito para “Uma Conversa Sobre Teatro Para Infância e Juventude”. No dia 22 a trupe recebe a diretora e pesquisadora da máscara Tiche Vianna para “Uma Conversa Sobre Teatro de Máscaras”. O terceiro encontro, no dia 28 terá a participação do diretor, ator e dramaturgo Fabiano Lodi para “Uma Conversa Sobre Direção e Treinamento Artístico em Tempos Pandêmicos”. E no quarto encontro, dia 5 de abril, os atores recebem a atriz, diretora e figurinista Claudia Schapira para “Uma Conversa Sobre Teatro Hip Hop, Núcleo Bartolomeu 20 Anos Depois”. Os bate-papos têm início sempre às 20 horas.

A “Mostra 59 - 10 Anos em Cena” é um projeto realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do ProAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº44/2021 - Prêmio por Histórico de Realização em Teatro - Grupos, companhias e corpos estáveis.

As peças

Da obra de Jorge Amado, “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” conta a história do amor impossível entre um gato malhado e uma linda andorinha resgata a tradição dos contadores de histórias. Como únicos elementos cênicos, o coletivo de atores assume personagens e narração, num jogo teatral lúdico e recheado de canções, que mescla humor e lirismo para contar uma surpreendente história de amor e intolerância às diferenças. Já em “A Última História” traz à cena um picadeiro em ruínas, com artistas em franca decadência à procura de sentido para sua arte e seu destino. (Da Redação)