André Marques apresenta o show ‘Forró de Piano’

Pianista fará apresentação de lançamento de seu disco nesta sexta

Por Cruzeiro do Sul

André Marques sempre se dedicou à pesquisa dos ritmos brasileiros.

O pianista, compositor e arranjador André Marques apresenta a turnê de lançamento do disco “Forró de Piano”, um projeto que adapta a linguagem de um de seus ritmos favoritos para o piano solo, com releituras mais contemporâneas, mas sem perder a essência do forró. A apresentação gratuita será nesta sexta-feira (22), às 20h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, em Sorocaba.

O repertório é formado por clássicos do gênero, como “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos/Anastácia), “O canto da ema” (Ayres Viana/Alventino Cavalcanti/João do Vale), “Qui nem jiló” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), “Sabiá” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) e Acauã (Zé Dantas); alguns mais contemporâneos, como “Lôro” (Egberto Gismonti), “Escuta meu piano” (Hermeto Pascoal) e “Festa em Olinda” (Toninho Horta); mais duas autorais, “Forrozinho no 1” e “Forrozinho no 3”.

Com esse show, André Marques volta a se apresentar sozinho ao piano, o que não fazia desde 2009, quando lançou seu primeiro CD de piano solo, chamado “SOLO”. Em seus 25 anos de carreira, André Marques sempre se dedicou à pesquisa dos ritmos brasileiros. Ao lado de Hermeto Pascoal, com quem toca desde 1994, ou a frente de seus grupos Trio Curupira e Vintena Brasileira, André faz um trabalho de investigação que resultou, ao lado dos músicos de seu sexteto, o método “Linguagem rítmica e melódica dos ritmos brasileiros”.

Alguns artistas destacam o trabalho do pianista. “Considero André Marques um gênio”, declara Milton Nascimento. “O dom deste camarada é a música. Ele veio para ficar. Vestido de harmonia, ritmo, bom gosto, técnica e, além de tudo, uma pessoa maravilhosa. Eu estou falando deste genial pianista: André Marques!”, reforça Hermeto Pascoal. E Amilton Godoy completa: “Sem dúvida, André Marques se posiciona como um dos melhores músicos de sua geração.”

Trajetória musical

Com uma trajetória musical impecável, André Marques faz parte do grupo de Hermeto Pascoal e com ele fez apresentações por todo o mundo. Participou dos mais importantes festivais de jazz e teve sua atuação comentada em jornais como “The New York Times” (EUA) e “The Guardian” (Inglaterra), entre outros.

Fora o seu trabalho com Hermeto, o pianista já tem uma sólida carreira por meio de várias formações musicais que já lhe renderam um total de 18 CDs gravados. Também é integrante do Trio Curupira, do André Marques Sexteto e líder da orquestra de música instrumental brasileira Vintena Brasileira.

Com o Trio Curupira já tem 5 CDs lançados e realizou shows pelo Brasil, Argentina, EUA e Europa. Já com o André Marques Sexteto, aprofundou ainda mais a sua pesquisa sobre os ritmos brasileiros e participou de importantes festivais pelo Brasil e América do Sul. 

Nascido em São Paulo, Marques reside em Sorocaba desde 2002. O pianista iniciou-se na música aos 11 anos. Dentre outros lugares, estudou no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), onde teve aulas com Amilton Godoy, pianista do Zimbo Trio.

Serviço:

Show André Marques - Forró de Piano
Data e horário - 22 de abril, às 20h30
Local - Teatro Municipal Teotônio Vilela Paço Municipal
Ingressos gratuitos - distribuição na entrada do teatro com uma hora de antecedência