Professor transforma dificuldade de viver com TOC em livro
Depois de tanto pesquisar e conviver com o TOC, Éric Barioni decidiu compartilhar todos os seus conhecimentos neste livro
O professor universitário, doutor em Biomedicina e perito em toxicologia, Éric Barioni, convive há 20 anos com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), doença que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. Como forma de tentar mostrar às pessoas como superar os desafios da doença, e também compartilhar os seus conhecimentos adquiridos durante toda a sua vivência, Barioni lançou, no final de maio, na Universidade de Sorocaba (Uniso), o livro “É Tique ou TOC?”, pela editora Ases da Literatura.
Depois de tanto pesquisar sobre o TOC, para conseguir esclarecer as dificuldades com que vive, Éric Barioni decidiu compartilhar todos os seus conhecimentos neste livro, para levar mais clareza a quem sofre do transtorno e também para ajudar as famílias que convivem com pessoas com o TOC. A publicação parte de um relato sobre a sua história, levantando ainda questões sobre como diferenciar o TOC de outros transtornos, como os tiques e as manias, para que mais pessoas saibam como procurar ajuda.
“Existe muita confusão quando se fala sobre tique e TOC. As pessoas chamam de TOC muitas vezes alguns tiques, gestos e manias. E na verdade não é TOC, de fato. É ainda um assunto pouco explorado, que as pessoas não conhecem. Por isso, usei meu papel como educador para transmitir essa experiência de vida, mostrando para as pessoas que convivem com a doença que isso não é um impeditivo de conquistar tudo o que quisermos, driblando as dificuldades”, destaca Barioni, que atua também como coordenador do curso de Biomedicina da Universidade de Sorocaba (Uniso).
O livro pode ser adquirido pela Amazon. (Da Redação)