Conflitos territoriais norteiam reflexões da mostra ‘Terra Rasgada"

Sorocabano é o curador da exposição realizada em Campinas

Por Inaiê Mendonça

Mostra leva o nome de Sorocaba em tupi, com o objetivo de discutir "as feridas da terra"

O sorocabano Allan Yzumizawa é o curador da exposição ‘Terra Rasgada’, que tem como objetivo levar o público a refletir sobre as relações dos conflitos e tensões territoriais existentes no interior paulista. A mostra, com entrada gratuita, está em cartaz no Espaço Marco do Valle, em Campinas, de hoje (26) até 27 de agosto.

As obras produzidas entre março e maio deste ano pelos artistas nascidos ou residentes em cidades do interior paulista --Jeff Barbatto, Lucas Souza, Marília Scarabello e Dani Shirozono -- refletem a violência na cultura, no meio ambiente e nas relações entre a população local. Além da contextualização do interior de São Paulo, a mostra também traz o debate sobre problemáticas existentes desde o processo da colonização do Brasil.

O curador traz o conceito de tecnoesfera, termo criado pelo pensador e geógrafo Milton Santos para designar toda a estrutura de objetos técnicos desenvolvidos pela humanidade em um dado espaço e tempo. Ainda segundo Allan Yzumizawa, a exposição Terra Rasgada convida cada espectador a “pensar sobre as possíveis curas das feridas e rasgos contidos na terra, na produção de um espaço saudável e pensar em formas de criar redes de conexão para a troca”.

“Decidi criar esse título por conta do nome de Sorocaba, que em tupi significa terra rasgada. A exposição tem esse nome justamente para discutir essa ferida na terra”, explica Allan ao falar como surgiu a ideia do projeto após uma conversa com os artistas da mostra.

A exposição é realizada pela Secretaria de Economia Criativa de São Paulo, por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado (ProAC).

O curador

O sorocabano Allan Yzumizawa é mestre em Artes Visuais pela Universidade de Campinas (Unicamp) . Ele também é cofundador da residência artística “Natural:mente”, na cidade de Itu. Atua como pesquisador, pela Capes, de Arte Contemporânea. Ele também escreve textos em revistas da área, além de atuar como curador e realizar exposições de arte em diversas instituições como Sesc, Macs, Fundação Marcos Amaro e Prefeitura de Sorocaba, entre outras.

Serviço

A exposição Terra Rasgada ficará em cartaz entre 26 de julho e 27 de agosto, no Espaço Marco do Valle, na rua Dr. Quirino,1.856, no centro de Campinas. A entrada para o evento é gratuita e não é preciso fazer reserva de ingressos. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das, 9h às 12h. (Inaiê Mendonça - programa de estágio)