Projeto musical retoma as aulas

Por Cruzeiro do Sul

Em Sorocaba, são cerca de 40 alunos, com idades entre 9 e 17 anos

Nada como estar juntos. Esse é sentimento dos alunos do projeto A música Venceu, sob coordenação do pianista e maestro João Carlos Martins. É que as aulas presenciais retornaram, após dois anos de pandemia. A Fundação Bachiana está atendendo 400 crianças e jovens com atividades de violino, viola, violoncelo e canto coral, com material pedagógico, instrumentos e instrutores para que essas atividades se realizem. Em Sorocaba, são 10 alunos de cordas e 30 alunos de canto coral, entre 9 e 17 anos. As aulas são na sede do Instituto Elevar, no Jardim Europa.

A proposta é ensinar a crianças e jovens os principais conceitos da linguagem musical. Com isso é possível também desenvolver novos talentos e estimular a aptidão para a música, além de incentivar percepções no aprendizado infantil. Em 10 anos a Fundação Bachiana já realizou o trabalho de musicalização em diversas escolas do estado de São Paulo, formando centenas de alunos na metodologia desenvolvida pelo Maestro João Carlos Martins.

As atividades são oferecidas gratuitamente no período escolar, de janeiro à dezembro do ano letivo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Ministério do Turismo.

Entre os objetivos do projeto estão oferecer as aulas semanais, para, pelo menos, 300 alunos por ano, divididos entre turmas de violino, viola, violoncelo e canto coral; formar grupos musicais; desenvolvimento de palestras e oficinas para os alunos, ministradas por músicos da orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP e, por fim, realizar ao menos uma apresentação pública dos alunos de cada polo. (Da Redação)